Dezembro 27, 2020
De Junho à Dezembro, os Workshops de Arte e Cultura, promoveram o uso das tecnologias para aumentar o acesso à literatura e conteúdos relacionados às artes. Em formato virtual foi possível reunir 430 crianças nas Províncias de Luanda, Huíla e Cabinda, uma parceria com a Galeria Espaço Luanda Arte (ELA).
Ao longo de seis (6) meses, a UNITEL disponibilizou aos lares, Mamã Madalena, Arnald Janssen, Dom Bosco, Nazaré, Bakhita, Associação das Crianças Abandonadas (AACA), Consoladora dos Aflitos, Oficina do Saber, Santa Bárbara, Pequenas Sementes, Aldeia SOS e Betânia, routers e internet para permitir a realização das sessões em modo remoto.
Tratou-se de uma experiência diferente, porém funcional, que foi conduzida pela professora de artes plásticas, Yola Balanga.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos dos artesãos, Hamilton Francisco ¨Babu¨, Simão Sebastião ¨Uólofe¨, Masongi Afonso ¨Afó¨, Joana Taya, Angel Ihosvanny e Ronaldo Ferreira ¨Suekí¨.
Os jovens do Lar Arnaldo Janssen, agradeceram a oportunidade uma vez que os Workshops de Arte e Cultura, foram a maior ocupação durante a fase de interregno escolar.
¨Foram seis meses de muito trabalho em equipa, criatividade e cultural geral. Para mim, a exposição Jazz no Kubico foi a melhor¨, Adilson Sebastião, de 16 anos.
¨Aprendemos bastante com os Workshops. A exposição Segundo estágio de N´Kisi Konde foi a mais enigmática¨, Josemar António, de 19 anos.
¨Foram finais de semana de muito trabalho e conhecimento. A exposição Partículas Encantadas foi a melhor de todas¨, Nelson André, de 17 anos.
¨Foi um privilégio termos participados dos workshops. A exposição Movimentos – Desde o período paleolítico até aos nossos dias¨, Dilson António, de 16 anos.
Os Workshops de Arte e Cultura, foram adaptados ao formato virtual em Junho, face à pandemia da COVID-19 e visam promover o conhecimento, a criatividade e o interesse artístico das crianças e adolescentes, uma iniciativa de Responsabilidade Corporativa da UNITEL.