Abril 3, 2021
Nos dias 26 e 27 de Março, 18 voluntários UNITEL disponibilizaram-se e participaram numa acção de Responsabilidade Social, que visou contribuir para a redução da mortalidade nas Unidades Hospitalares por escassez de sangue.
No contexto actual da pandemia que o mundo vive, uma das muitas consequências foi a queda no número de doações de sangue.
Durante o ano de 2020, o stock de sangue seguro teve baixa, com isto, conseguimos apoiar 8 solicitações de familiares de Colaboradores com doadores regulares e o Instituto Nacional do Sangue.
“Se a situação de escassez continuar, o stock do banco de sangue pode se esgotar. Por isso, a única forma de garantir um suprimento suficiente de sangue é através de doações voluntárias”, fez saber, Silvia Capoco, Médica daquela instituição.
Para os pacientes com cancro, bebês prematuros nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), gestantes que precisam de suporte hemorrágico durante o parto, doentes crônicos e pessoas com anemia falciforme, estas acções representam esperança de vida.
“A COVID-19 não é a única causa de morte no nosso País. Não nos podemos esquecer dos doentes que aguardam por uma nova oportunidade para continuarem vivos”, disse, Sheila Oliveira (DSG).
“Assumi esse compromisso comigo mesmo de ajudar a salvar vidas todos os anos”, salientou, Leogivaldo Ferreira (DCS).
“O sentimento de trazer para uma pessoa a oportunidade de continuar viva é indescritível, só quem é doador sabe”, concluiu, Martinho Sebastião (DSI).
Com a contribuição dos voluntários UNITEL, foi possível arrecadar 13 unidades de sangue equivalente a 5 850 bolsas/litros de sangue que vai permitir, salvar 104 crianças ou 52 adultos.
A UNITEL em parceria com o Instituto Nacional de Sangue (INS), visa elevar o nível de stock de sangue seguro e o número de doadores em Angola de 136 mil para 300 mil em 2021.