Março 25, 2021
A UNITEL, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Corporativa, está a colaborar com o executivo angolano na materialização da componente Transferências Sociais Monetárias do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, com vista a impactar mais de 4.000 mil famílias, numa primeira fase.
Para o efeito, a UNITEL estabeleceu uma parceria com o Fundo de Apoio Social (FAS), para a operacionalização das transferências monetárias para as contas electrónicas ligadas aos números de telefone de cada um dos beneficiários. Deste modo, a UNITEL, irá disponibilizar a sua rede operacional, a solução tecnológica disponível para realização das transferências monetárias electrónicas, e a sua carteira de Agentes para garantir o levantamento em numerário dos valores atribuídos às famílias.
No dia 24 de Outubro, a UNITEL e o FAS realizaram o lançamento do projecto piloto de pagamento por telefone, no Município do Quiculungo, Província do Cuanza-Norte, junto de 30 famílias.
No acto inaugural do projecto, foram distribuídos 30telefones, carregados com saldo equivalente a 25.500 Kz. No contexto operacional, as famílias que vivem em localidades remotas e sem acesso a instituições bancárias, recebem uma notificação via SMS com o crédito do FAS e posteriormente dirigem-se ao Agente UNITEL mais próximo para o levantamento do valor atribuído.
Os telefones distribuídos aos beneficiários, contam com aplicativos de câmara, lanterna e rádio, promovendo desta forma, a inclusão digital.
O beneficiário poderá também utilizar o seu telefone para consultar o seu saldo do programa.
A UNITEL vai ainda disponibilizar ao FAS cartões SIM grátis para disponibilização às famílias beneficiárias, e um plano mensal gratuito para os beneficiários.
O plano terá a duração de 12 meses e contém 45 (quarenta e cinco) minutos/voz e 30 (trinta) SMS por mês.
A actuação da UNITEL no projecto, subscreve-se no âmbito da sua estratégia de combate à pobreza, no quadro do seu programa de Responsabilidade Social, e promoção da inclusão digital e financeira alinhada ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, bem como aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Agenda 2030, da qual Angola é signatária.