Dezembro 26, 2020
Livres de preconceito e tabus, 30 adolescentes dos 14 aos 18 anos, dos lares de acolhimento Bakhitas e Arnaldo Janssen em Luanda, participaram das palestras sobre aconselhamento sexual, de Setembro a Dezembro de 2020.
A iniciativa realizada em parceria com a PSI Angola, visou esclarecer dúvidas sobre o uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis (DST), organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.
Sobre as DST, os adolescentes falaram do VIH mas, mostraram desconhecer as outras doenças como sífilis, cancroide, gonorreia, molusco contagioso, herpes e verrugas genitais.
Questionados se conhecem os métodos contraceptivos, entre troca de olhares os jovens pareciam confusos e pouco confiantes nas respostas. Temas como o uso do DIU, Coito Interrompido, Diafragma, Espermicida, Laqueadura e Adesivos foi uma surpresa para eles.
Para as profissionais de Saúde da PSI, Lucinda Fernando e Sara de Carvalho, preparar os adolescentes para uma vida sexual segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar do seu próprio corpo, para que não ocorram situações como, a contração de uma doença ou, uma gravidez precoce e indesejada é fundamental.
Várias foram as questões apresentadas pelos jovens durante os momentos de perguntas e respostas, ao longo dos 4 meses.
¨Quais são os métodos contraceptivos masculinos?¨, Edmilson Afonso de 16 anos, lar Arnaldo Janssen.
¨Para além da camisinha, que os outros métodos contraceptivos podemos usar?¨, Domingas Pedro de 14 anos, lar Bakhitas.
¨Quais são as Doenças Transmissíveis Sexualmente?¨, Inocêncio Armando de 15 anos, lar Arnaldo Janssen.
¨É normal a mulher ter cólicas mestruais?¨, Inocência António de 17 anos, lar Bakhitas.
Os jovens terminaram as palestras satisfeitos por verem dissipadas todas as dúvidas colocadas e mostraram-se privilegiados pela oportunidade.
A actividade enquadra-se no pilar da Saúde da Estratégia da Responsabilidade Social Corporativa da UNITEL, que desde o início de 2020 tem vindo a promover a educação e saúde sexual junto de jovens e adolescentes de lares de acolhimento, com a intenção de torná-los intelectualmente aptos para os desafios futuros.