Dezembro 29, 2020
Mais de 320 crianças acompanharam de modo virtual as Sessões de Leitura e Palestras de Higiene Corporal e Saúde Dentária, promovidas pela UNITEL, no âmbito do Clube da Criança nas Províncias de Luanda, Cabinda e Huíla no último semestre de 2020.
Face à pandemia e de modo a dar continuidade ao trabalho executado de forma presencial, os Voluntários Ilton Custódio, Sheyla Costa, Rutra Araújo, Neusa Semedo, Benilda Afonso, Sheila Pontes e Hermenegildo Chivinda, transformaram-se em verdadeiros contadores de histórias.
Nas Sessões de Leitura, as histórias Alexandre o Raposinho, João sem medo, O Rato do Campo e o Rato da cidade, O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrês, O Coelhinho Bernardo, Emergência – Bombeiro Sam e O Ganso Dourado, encantaram os pequenos que se deixaram levar pela imaginação.
As crianças e adolescentes dos lares Mamã Madalena, Arnald Janssen, Dom Bosco, Nazaré, Bakhita, Associação das Crianças Abandonadas (AACA), Consoladora dos Aflitos, Pequenas Sementes, Santa Bárbara, Oficina de Saber, Aldeia SOS e Betânia, afirmaram que se tratou de uma experiência fantástica.
¨Gostei de todas as histórias e de voltar a ver os padrinhos¨, Sofia Michel de 12 anos, lar Mamã Madalena.
¨Conhecemos vários personagens e cada um trouxe um exemplo de superação¨, Gilmário Bento de 13 anos, lar Arnaldo Janssen.
O entusiasmo e curiosidade não ficam apenas pelas histórias e contos. As palestras de Higiene Corporal e Saúde dentária, ministrada por Dembo Macuquelo e Sara de Carvalho da PSI, também despertaram o interesse das crianças e adolescentes que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre doenças e cuidados a ter com a saúde.
Os temas abordados ao longo dos últimos meses foram: Higiene Dentária, Combate e Prevenção à Malária, Covid- 19, Higiene do Meio, A Importância do consumo de água saudável, Causas, sintomas e tratamento da Febre Tifóide, Primeiros socorros em situação de emergência.
¨As palestras foram objectivas e também esclarecedoras¨, referiu Carlota Pedro de 13 anos, lar Consoladora dos Aflitos.
¨Aproveitamos as palestras para fazer consultas grátis de forma virtual¨, concluiu Sandra Miguel de 17 anos, lar Bakhitas.
Tendo em conta a nova realidade provocada pela COVID-19, a UNITEL redefiniu o formato das diversas iniciativas do Programa Clube da Criança. Foram realizadas no total 14 actividades que contaram com a participação de 7 Voluntários.
O propósito foi dar continuidade às acções de educação e formação das crianças angolanas, principalmente na fase de interregno escolar, levando em conta as medidas de segurança.