Fevereiro 17, 2021
As bolseiras do Programa “Mulheres para o Futuro” da UNITEL, terminaram em Dezembro, as sessões de capacitação técnica, virtuais, iniciadas em Setembro.
A formação que contou com a participação de Técnicos da empresa e convidados, compreendeu palestras motivacionais onde se enfatizou a importância da dedicação e resiliência, como factores prepronderantes para o crescimento individual.
Com vista a estimular as estudantes para os desafios académicos futuros, foram ainda realizadas uma Aula Magna, uma Mesa Redonda, duas palestras sobre Educação Financeira e 14 sessões técnicas sobre a evolução tecnológica das suas áreas de formação como: Informática, Informática e Gestão, Telecomunicações e Electrónica – Electrotécnica.
“Há um défice muito grande, a nível mundial, para o tipo de competências que vocês estão a desenvolver, e isto quer dizer que com as vossas competências terão acesso ao mercado de emprego. As formações que neste momento proporcionamos, demonstra uma contribuição para o desenvolvimento das vossas carreiras”- declarou Eunice de Carvalho, (em memória) na abertura da iniciativa.
As bolseiras, que participaram num total de 72, manifestaram o seu regozijo com mais uma oportunidade oferecida pela UNITEL.
“As sessões foram bastante proveitosas, com muitos bons temas, importante para a nossa carreira, com palestrantes todos muito competentes que passaram conhecimentos e experiências que nos ajudarão no nosso processo académico. Infelizmente não foram sessões presenciais, mas mesmo sendo virtual foi uma mais valia. Só tenho a agradecer a oportunidade”, Caliana Paxi, 1° ano, curso engenharia informática, da Universidade Metodista de Angola.
“Acompanhei as formações desde o primeiro dia, estou muito feliz e satisfeita com esta iniciativa da UNITEL. Ajudou-me muito, principalmente durante o período de provas, isto porque foram transmitidos conhecimentos muito importantes. Mas sinto-me totalmente agradecida e satisfeita”, Marla Cabila, 4° ano de Engenharia Informática, Universidade Lusíada de Angola .
“As palestras ajudaram-me a ver que com esforço e dedicação, conseguimos alcançar a meta que traçamos”, Geovanna Numélia, 1º ano do Curso de Engª informática, Universidade Católica.
“Gostaria de dizer que os cursos online transmitidos pela UNITEL, foram enriquecedores. Desde temas, como: cobertura de redes, redes de acesso, evolução de redes móveis, sincronismo, o Bitcoin e, outros temas que apresendemos nas sessões, realmente farão um diferencial significativo nas nossas vidas profissioais”, Danila Pedro, estudante do 1° ano de Engenharia informática e Comunicações, Universidade Óscar Ribas.
“Destaco a sessão sobre “Sincronismo” que me permitiu ter uma visão prática de como é que se aplica nas redes de Telecomunicações. As sessões acrescentaram bastante valor pois foi possível fazer uma correlação da teoria com a prática”, Victória João António, estudante do Curso de Engenharia Informática e Telecomunicações, Universidade Óscar Ribas.
Lançado em 2018, o programa de Bolsas de estudos “Mulheres Para o Futuro”, é destinado a jovens mulheres entre os 18 e os 25 anos que desejam matricular-se ou já estejam a frequentar o ensino superior na área das TIC. O propósito é elevar a participação feminina no sector e responder os desafios de desenvolvimento no País.