Fevereiro 23, 2021
Como importante actor do sector das Telecomunicações em Angola, a UNITEL tem desenvolvido as suas acções no sentido de assegurar e promover o acesso aos serviços de comunicação. No quadro deste pressuposto, um dos seus compromissos é erradicar barreiras, fazendo com que todos os angolanos possam estar ligados entre si e ao mundo.
Foi neste contexto que em 2020, a UNITEL deu suporte ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, na implementação do pacote COVID19, em que foram oferecidos 750 milhões de minutos, 319 milhões de SMS, e 2.5 Petrabytes, ou seja, 2.5 milhões de GB, que ao preço corrente atinge um valor de AKZ 28 biliões.
Isto resulta do envolvimento e de um conjunto de esforços, que estão a ser empreendidos para apoiar a transformação digital em Angola.
Concorre aqui também a redução do preço por GB, que se tem observado nos útimos dois anos. Segundo dados do RIA (Research ICT Africa) publicados no AFRICA’S DEVELOPMENT DYNAMICS 2021: DIGITAL TRANSFORMATION FOR QUALITY JOBS referente a União Africana e OCDE (https://researchictafrica.net/ramp_indices_portal), existe uma evolução dramática no preço por 1GB em Angola na ordem dos 82% comparativamente a 2018, ou seja:
2018 1GB equivalia a USD 17.39
2020 1GB passou a equivaler USD 2.97
Esta evolução deve-se ao facto de que a UNITEL, e certamente os outros operadores, absorveram totalmente a depreciação da moeda nacional face ao Dólar. Tal facto, teve impactos estruturais a nível de custos, essencialmente os indexados ao USD, dado o suporte tecnológico de multinacionais, mas também, devido a inflação abrupta que se verifica no País de 2018 até à data.
Sabe-se através do RIA que a descida dos preços de dados que a UNITEL efectuou no terceiro trimestre, permitiu melhorar a posição do ranking, subindo 5 lugares e estando agora em #18.
Usando o ranking dos 48 países monitorizados pelo RIA, no final do segundo trimestre de 2018 Angola estava no ranking #44, mas evoluiu positivamente para o ranking #23 no final do trimestre de 2020 e face aos recentes ajustes na oferta, está posicionada no ranking #18 no índex no 1º trimestre de 2021.
Ainda no âmbito da revisão da oferta dos planos de dados para atender às necessidades dos clientes, a UNITEL desenvolveu em Novembro de 2020 uma nova oferta do plano de internet Net ao Dia, com 1 GB de volume ao preço de 700 Kz.
O objectivo foi melhorar a disponibilidade em termos de volume e criar um pacote adicional que funcione como alternativa para os clientes, sempre que termine o plano dados que utilizam.
Ao longo dos anos, a UNITEL tem vindo a diversificar a sua oferta de acordo com as especificações do mercado angolano. Por outro lado, o acesso à internet é uma prioridade para a UNITEL que continua a apostar na implementação de iniciativas com vista a difusão da propagação destes serviços, quer a nível comercial como da sua Responsabilidade Corporativa.