Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Malária, que se assinalou no dia 25 de Abril, a UNITEL participou no Fórum Nacional da Malária.
O evento decorreu sob o lema “É hora de alcançar Zero Malária, Investir, Inovar, Implementar” e contou com a presença de representantes da Direcção Nacional de Saúde Pública, OMS, USAID, PNUD, UNITEL e parceiros.
Na ocasião e no âmbito da estratégia de combate à doença, para atingir a meta “Zero Malária”, o Secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, proferiu no discurso:
“O nosso objectivo é reduzir ainda mais o número de óbitos por Malária e não há dúvidas de que, em função do empenho e esforços que fazemos, em companhia dos nossos parceiros, os números da doença vão cair ainda mais”.
Comparativamente a 2021, as mortes por Malária diminuíram em 15% nas seis províncias com maior incidência, fez saber Mary Ema Arnold, Ministra-Conselheira da embaixada dos Estados Unidos.
“Temos constatado um sucesso real e tangível na parceria com o Governo angolano. Desde 2006 já contribuímos com 396 milhões de dólares e continuamos a contribuir, anualmente, com 19 milhões de dólares numa série de actividades, por exemplo, formação de profissionais da saúde”.
Em representação da UNITEL, a Gestora Sénior de Responsabilidade Social Corporativa, Cecília Fernandes, fez saber as acções até agora desenvolvidas em prol da doença.
“A UNITEL, tem contribuído, de forma activa, no combate e prevenção da Malária, através de um conjunto de acções de sensibilização, campanhas de educação da população, assim como, no apoio a Instituições de Saúde, com a disponibilização de meios tecnológicos”, referiu.
Desde 2016, mais de 300 acções realizadas, 150 palestras de sensibilização, mais de 200 mil mosquiteiros distribuídos, cerca de 100 mil testes realizados, 2 milhões de mensagens de voz e texto enviadas, tudo isso nas 18 Províncias de Angola.