COLABORADORES UNITEL UNIDOS NO WEBINAR ALUSIVO AO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA
No âmbito do Dia Mundial da Luta contra a SIDA, assinalado no dia 01 de Dezembro, o Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA) promoveu em colaboração com a Academia UNITEL, um Webinar com o tema “O VIH/SIDA, novos métodos de prevenção e tratamento”.
A iniciativa enquadrada no lema “Acabar com as Desigualdades” do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, teve como convidado José Bumba da Cunha, Assistente Sénior de Pesquisa na PSI Angola.
“Neste encontro além de debatermos sobre o VIH/SIDA, pretende-se dar a conhecer as formas de prevenção, cuidados de saúde e a inclusão na sociedade de quem está infectado com a doença”, disse o anfitrião na abertura da sessão.
A Prevenção do VIH, Grupos de Maior Risco, Sistema Imunológico, Discriminação do indivíduo seropositivo, Tratamentos e exames, foram os pontos que guiaram a sessão moderada pelo Adão Manuel, Técnico de Saúde, Segurança e Ambiente da UNITEL.
Sobre a Prevenção do VIH, o especialista começou por falar sobre a importância dos pacientes saberem o seu estado serológico, para uma vida duradoura e uma relação sexual segura e sem riscos.
“O primeiro passo para uma prevenção efectiva é o casal conhecer o seu estado serológico, antes de começarem a relacionar-se sem protecção devem ser feitos exames”, reiterou.
A fidelidade, a não partilha de seringas, agulhas, lâminas e navalhas de barbear, o uso constante do preservativo e o corte de transmissão vertical, continuam a ser métodos eficazes de prevenção e protecção do VIH/SIDA.
O ponto alto ficou marcado pela apresentação do tema da discriminação do indivíduo seropositivo, o especialista considera que a discriminação continua presente no dia-a-dia, mas Angola caminha para uma sociedade mais inclusiva.
“Temos actualmente uma sociedade mais informada e muitas são as empresas que dentro da sua responsabilidade social, promovem encontros como estes e têm igualmente um programa com foco na prevenção e sensibilização sobre o VIH como tem a UNITEL”.
Segundo dados da ONU até Abril deste ano, foram registados 26 mil novas infecções e 13 mil mortes em todo o mundo.
O VIH foi descoberto em 1981 e já matou mais de 30 milhões de pessoas a nível mundial. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.
A UNITEL é o Futuro!