Em alusão ao 26 de Agosto, dia internacionalmente consagrado à reflexão sobre a Igualdade Feminina, a Academia UNITEL em colaboração com a Direcção de Marketing e Negócios Digitais (DMND) realizou um webinar sob o tema ” “Igualdade de Oportunidades nas Organizações”.
O certame realizado, online, sob moderação de Euclides João da Direcção Jurídica (DJU), teve como oradoras Eunice Neves, Gestora da Direcção de Core e Serviços (DCS), Maria Gloria Teixeira, Gestora da Direcção de Risco, Fraude e Segurança (DRFS), Dulçana Veiga, Gestora Sénior da Direcção de Marketing e Negócios Digitais (DMND) e Chila Gil, Gestora da Direcção de Sistemas de Informação (DSI).
Na agenda constaram os seguintes temas: A projecção profissional e o investimento na carreira, o aumento da participação feminina no mundo, a igualdade de género no marketing e a integração feminina no mundo das telecomunicações, que serviram de base da conversa de aproximadamente duas horas, com uma plateia constituída por 80 pessoas.
“A UNITEL é uma empresa que prima por transformar mentalidades e as palavras de ordem são igualdade, mulher e gestão. Quer com isso permitir, que todos tenhamos os mesmos direitos, deveres e oportunidades na organização. É importante relembrar que o crescimento acontece fora da nossa zona de conforto e devemos investir na nossa formação”, afirmou Eunice Neves, na abertura do encontro.
Chamada a falar sobre a integração feminina no mundo das telecomunicações, Chila Gil da DSI, partilhou a estatística de mulheres na sua Direcção.
“As mulheres têm aqui uma oportunidade de fazer crescer e aumentar a sua participação no mundo corporativo e contribuir nos programas de mentoria da Responsabilidade Corporativa. A Direcção de Sistemas de Informação tem actualmente 205 Colaboradores dos quais 52 são do sexo feminino”.
Em relação ao aumento da participação feminina na UNITEL, Maria Glória Teixeira, frisou que o universo feminino é bastante expressivo na Direcção de Risco, Fraude e Segurança.
“O universo feminino é bastante expressivo na DRFS, dos 44 Colaboradores que representam a Direcção, dezassete deles são do género feminino. É preciso mudarmos o paradigma e deixarmos que a mulher ao desempenhar a sua função seja avaliada de igual modo ao homem”.
Questionada sobre como é vista a igualdade de género no Marketing, Dulçana Veiga, disse que as mulheres têm um papel fundamental a nível de estratégia e comunicação.
“A DMND abriu com mais mulheres e actualmente o género masculino cresceu em percentagem. Podemos perceber que existem funções desempenhadas pelas mulheres e outras pelos homens. No Branding que é liderado pelo género feminino, conseguimos ter o olhar e o brio feminino no seu resultado final, quando olhamos para a Tecnologia dentro da DMND vemos mais homens. A mulher tem um papel fundamental no Marketing com realce para o seu contributo a nível de estratégia e comunicação”.
O Webinar terminou com uma foto de família dos participantes.
O Dia Internacional da Igualdade Feminina foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1973. Nesta data, são celebradas as vitórias alcançadas como o direito ao voto e ao trabalho e discutidas as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam relativamente às condições salariais, liderança, educação, licença de maternidade, direito de escolha, entre outros.
A UNITEL promove um ambiente de equidade através da oferta de oportunidades iguais para homens e mulheres, apostando no seu crescimento pessoal e profissional. Actualmente 37% mulheres compõem a banda de gestão num universo de 3.077 Colaboradores.
Somos Unitel!