Notícia

UNITEL Safety Stand Down

No dia 29 de Abril, a UNITEL realizou um workshop sobre “Prevenção de Acidentes em Altura- Desafios e Soluções”, direccionado a Colaboradores e fornecedores, que decorreu em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, assinalado no dia 28 do mesmo mês.

Miguel Geraldes, Director Geral da UNITEL fez a abertura do evento, realizado no formato online, tendo partilhado o objectivo do encontro e a actuação da empresa no que concerne a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes.

“Queremos reforçar com esta actividade, a importância e estratégia que todas as empresas devem dar aos temas de saúde e segurança no trabalho, com vista a proteger as nossas pessoas e a garantir qualidade de vida aos nossos Colaboradores e prestadores de serviço. Ao longo do ano, implementamos várias iniciativas e uma delas é a formação para que possamos de facto colher resultados do desafio interno de zero fatalidades, a que nos propusemos este ano”, adiantou.

No momento de segurança, Abílio Pinto, Técnico de Segurança no Trabalho, partilhou um vídeo com o testemunho de um Colaborador que sofreu um acidente ao realizar trabalho em altura. No final, apelou a todos o cumprimento das regras de segurança e neste caso em particular a regra nº 2 referente a segurança em altura.

De seguida, Team Líderes e Gestores da UNITEL, dividiram as suas experiências no trabalho em altura, procedimentos e gestão de risco.

“Durante o cumprimento das missões, encontramos vários desafios, dentre eles questões climatéricas ou aves de rapina a voar ao redor”, Waldemar Gomes, Team Líder- Direcção e Operação e Supervisão (DOS).

Nos últimos dois anos, a UNITEL registou três acidentes fatais no trabalho em altura, nomeadamente em Fevereiro e Setembro de 2020 e em Fevereiro de 2022.

Enquanto Gestor, o maior desafio foi o acidente resultante do trabalho em altura ocorrido no princípio deste ano que culminou com a morte do Técnico em serviço após a queda. Este foi o pior momento na minha carreira enquanto Gestor, pois o acidente decorreu na prestação de um serviço para o Departamento que dirijo”, João Manuel, Gestor Sénior- Direcção de Manutenção e Infraestrutura (DMI).

“Tendo em conta a segurança em altura, para edifícios em causa, a limpeza é feita por alpinismo rapel, até ao momento tem corrido bem pois seguimos todas as medidas de segurança. Entretanto, o principal desafio é a avaliação de risco, pois apesar de por exemplo medirmos a pressão, e fazermos o teste do bafómetro, sempre pode acontecer um mal-estar do Técnico e ocorrer algum incidente”, Sheilla Oliveira, Gestora de Serviços Gerais (DSG).

Como proposta de soluções de engenharia para o trabalho em altura tendo em conta os desafios encontrados no terreno, o fornecedor TDGI sugeriu a instalação de pontos de ancoragem, escada fixa vertical com gaiola e sistema de protecção contra quedas e cestos acoplados.

Já o fornecedor Brolaz, partilhou já ter registado acidente no trabalho em altura, tendo mencionado as acções e procedimentos da empresa a nível da segurança. De seguida, considerou o encontro pertinente no âmbito da campanha zero acidente e zero fatalidades.

No final, Colaboradores e fornecedores puderam além de partilhar ideias e propostas de melhoria, deixar questões que prontamente foram respondidas pelos intervenientes.

No âmbito da campanha interna “Zero Acidente, Zero Fatalidades e mais Segurança no Trabalho”, lançada no mês de Abril, a UNITEL prevê a realização de mais dois encontros entre Colaboradores e fornecedores. A par disso, serão partilhados internamente vários vídeos sobre as 6 regras de ouro e afixados cartazes em todas as instalações da empresa.

A saúde e a segurança são prioridades na UNITEL!

A UNITEL é o Futuro!