My Unitel

Notícia

Unitel realiza Webinar sobre Autismo

Vários colaboradores partilharam experiência e conhecimento no webinar em alusão ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, promovido pelo Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA) em colaboração com a Academia UNITEL.

A iniciativa realizada na plataforma Microsoft Teams, teve como oradores Nara Cassimbe, Técnica de Estratégia Digital (DMND), Joel Abrantes, Técnico de Qualidade e Processos (DSSA), e como moderador Adão Manuel, Técnico de Saúde Ocupacional (DSSA)

Ao introduzirem o tema, os oradores encorajaram os pais, cujos filhos estão dentro do espectro autista, a procurarem apoio para tratamento e acompanhamento.

É a partilhar a minha história como pai de um menino diagnosticado com autismo, que vou ajudar outras pessoas que estejam a passar pela mesma situação”, declarou Joel Abrantes.

Acredito que não saíram deste encontro da mesma forma que entraram, ouviram hoje dois relatos sinceros de dois pais que lutam arduamente para uma inclusão e procura de tratamento adequado para os seus filhos”, afirmou Nara Cassimbe.

Sobre a importância do primeiro diagnóstico, Joel Abrantes disse que quanto mais cedo se recebe a informação mais rápido se procura um especialista. “Nos primeiros dias de escola a educadora começou a reparar que o meu filho tinha défice de atenção, desinteresse pela matéria e não socializava com as outras crianças. Depois de confirmado o diagnóstico procurei por ajuda e descobri o Dr. Leite um especialista na matéria que ajudou-me no processo de compreensão e no tratamento a seguir”.

Por sua vez, Nara Cassimbe, frisou que com ela não foi diferente, recebeu o primeiro diagnostico por via de uma educadora de infância. “A educadora informou que o comportamento do meu filho estava dentro do espectro autista. Em casa notávamos pequenos sinais, mas ficamos durante muito tempo em negação o que é normal, até que começou a ser acompanhado por um especialista”.

Que conselhos dariam para um pai ou mãe que enfrentam uma situação idêntica?

Quanto mais cedo passarmos pela fase de negação, mais rápido começamos a pensar em soluções para ajudar os nossos filhos junto de especialistas”, concluiu Joel Abrantes.

Em momento algum podemos desistir de procurar ajuda de um profissional. Ter fé e acreditar que o nosso filho vai evoluir com o passar do tempo, os resultados podem aparecer em prazos longos, por isso ter paciência é fundamental”, frisou Nara Cassimbe.

A UNITEL é contra todas as formas de discriminação é a favor da integração e inclusão social de todos.

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio neurológico caracterizado por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade.

Segundo a OMS, existem cerca de 70 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno de Espectro Autista em todo o mundo, que precisam de apoio e aceitação.

 

A UNITEL é o Futuro!