My Unitel

Notícia

UNITEL homenageia Mentores no 1º Congresso

Oitenta e Nove Mentores UNITEL foram homenageados nesta segunda-feira, dia 24 de Outubro, pela Comissão Executiva da empresa, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, desde a criação do programa de Mentoria em 2019.

A homenagem que aconteceu durante o 1º Congresso dos Mentores, realizado pelo Departamento de Responsabilidade Social Corporativa, visou essencialmente reconhecer a acção voluntaria empreendida pelos Colaboradores que têm acompanhado e orientado os bolseiros da UNITEL no cumprimento da agenda curricular anual e na gestão das actividades inerentes aos seus cursos.

No evento o Administrador Executivo – CTO, Amilcar Safeca, congratulou-se pelo empenho e dedicação dos voluntários.

“Isso é para nós uma acção importante, a dedicação ao voluntariado onde as pessoas emprestam parte do seu tempo, sem qualquer retorno, olhando apenas para a construção da personalidade humana de outrem. Por isso estão todos de parabéns pelo apoio dado ao programa de Mentoria”.

 

Criado com o objectivo de contribuir para o aproveitamento positivo dos bolseiros dos programas de Bolsas de Estudo “Mulheres para o Futuro” e “Talentos Tech”, o programa de Mentoria reúne Colaboradores de vários pelouros da UNITEL.

Cecília Fernandes, Gestora Sénior de Responsabilidade Social Corporativa, disse na sua intervenção que a excelente qualidade de profissionais da empresa é um dos factores de sucesso do programa.

“O programa de Mentoria da UNITEL é actualmente composto por 118 Colaboradores voluntários e experientes do pelouro técnico pertencentes às áreas de Operação e Serviços, Infraestruturas e Transmissões, Plataforma, Core, Rádio, Sistemas Informáticos, Fraude e Segurança. Este é um dia para reconhecermos o trabalho que vocês fazem e aproveitarmos para convidar os demais colegas a juntarem-se à nós”.

 

Na ocasião o Director de Operação e Supervisão – DOS, Engº. José Mavungo, lembrou os momentos da criação do referido programa, uma iniciativa da malograda Directora Geral Para os Assuntos Corporativos, Drª Eunice de Carvalho, que num encontro ministerial na província do Huambo, comprometeu-se em dinamizar um projecto de empoderamento feminino que veio a concretizar-se com o “Mulheres Para o Futuro”.

“Praticamente começou por aí e mais tarde, em 2019 pensou-se em criar outro programa para dar suporte às Bolseiras que é este de Mentoria”, disse.

 

Por seu lado, a Gestora Sénior da Academia UNITEL, Aleida Belo, em representação da Directora do Recursos Humanos, Maria João Escrevente, considerou o processo de selecção dos Mentores, rigoroso e disciplinado, por seleccionar aqueles que orientam os quadros que no futuro irão contribuir para o desenvolvimento do País.

“Este processo exige muito rigor e disciplina. É composto por um comité de selecção, entre eles o Eng.º José Mavungo, Cecília Fernandes e a Dra. Maria João Escrevente, que avalia todas as candidaturas, não só o perfil dos Mentores, mas a sua capacidade de acompanhar e fazer a passagem do conhecimento para os Mentorados”, disse.

 

Durante a actividade o Técnico de Responsabilidade Social Corporativa, Diogo António, apresentou os dados do processo de Mentoria de Janeiro a Agosto de 2022, que registou 127 bolseiros acompanhados pelos Mentores, sendo 86% feminino (109) e 14% Masculino (18).

Foram igualmente ouvidos testemunhos do Formador Interno, Fernando Fallé e dos Mentores: Florips Quixito – Gestora de Supervisão de Transmissão da Direcção de Operação e Supervisão – DOS, Aires Tomás – Técnico de Manutenção de Infraestruturas da Direcção de Manutenção de Infraestruturas – DMI e de Celso Paim – Gestor Sénior de Operação e Manutenção de Rede da DOS, sobre a interacção vivida com os estudantes.

O 1º Congresso dos Mentores terminou com a entrega de diplomas e um coffee break oferecido aos presentes, onde foi visível a troca de sinergias e confraternização.

 

A UNITEL é o Futuro!