“Estratégias de Crescimento das Startups”, foi o tema da última edição de 2021 do Unitel Go Talks, realizado no dia 30 de Dezembro com a participação do empreededor Mauro Sérgio.
Durante a conversa descontraída moderada pelo Coach Marco Victor, o Mauro apresentou-se como “um ser que vive num planeta distante chamado Angola, onde para fazer bem uma coisa foi obrigado a fazer várias outras” e partilhou a sua experiência como empreendedor.
“Em Angola as coisas não são lineares, e requerem sempre um pensamento extra”, disse.
Para o Mauro, um empreendedor deve ter uma networking forte o que não quer dizer que as coisas vão funcionar por si só.
“Precisamos entender é quem são as pessoas que estão na nossa networking como é que eu devo agrupá-las, quem são as pessoas que vão aderir a X e a Y”, concluiu.
Questionado sobre as técnicas de sucesso de um empreendedor, respondeu “o empreendedor tem que ter na sua equipa pessoas que façam a parte de marketing ou informática do projecto. Dessa forma o dono da ideia estará focado em fazer crescer o empreendimento”, referiu.
“Tive que dar atenção exclusiva ao negócio, pois no final do dia o negócio são as pessoas, se não queres saber das pessoas arranja alguém que faça essa parte”.
Ao definir Startup especialmente no contexto nacional, defendeu que é importante as pessoas perceberem que ter uma Startup não significa contratar de imediato uma equipa de programadores e começar a construir uma plataforma, pois o mais importante é a ideia e resolver um problema.
“Há quem hoje em dia está a criar programas de crédito, para pessoas que operam no mercado informal, sem usar algum tipo de plataforma nova ou criar algo do zero, apenas com uma folha Excel”.
Sobre a tecnologia e como as pessoas podem usa-la para fazer crescer os seus negócios e serem reconhecidos, o empreendedor respondeu “a tecnologia é um meio, e não um fim, e quando a pessoa pensa e percebe realmente isso, ela sabe que a primeira coisa que tem de fazer não é pensar no software, mas sim em como o usuário consegue ter acesso ao que está a vender”.
Com um trabalho cada vez mais reconhecido, o Mauro é uma referência quando se fala em jovens empreendedores de sucesso, tanto que entrou recentemente para a power list dos 100 jovens negros mais influentes da lusofonia.
No final, ficou a mensagem da necessidade de apoio aos projectos desenvolvidos especialmente por jovens, de se ter uma equipa que funcione que ajuda a desenvolver as ideias devidamente contextualizadas a realidade nacional.
Assiste o vídeo completo desta edição do UNITEL Go Talks na plataforma Netshows ou no Youtube da UNITEL.
O UNITEL Go Talks, é um fórum informal para análise de temas da actualidade com um cunho digital.
A UNITEL é o Futuro!