No âmbito do programa de Aconselhamento Sexual aos Jovens, a UNITEL em parceria com a PSI Angola, doou no mês de Julho, um total de 768 Implantes Contraceptivos a 3 Unidades Sanitárias da Província de Luanda.
Foram privilegiados nesta acção, o Centro de Saúde do Benfica, Centro de Saúdo do Ramiros e o Centro de Saúde do Kilamba.
A doação dos Implantes, com durabilidade de protecção de 5 anos, é parte do programa de Aconselhamento Sexual da UNITEL que visa o combate à mortalidade materno-infantil.
Questionada sobre quando e porquê as mulheres devem aderir a implantação do DIU, Maria de Carvalho, Técnica da PSI Angola disse:
“O planeamento envolve muitos factores e engloba todas as acções que a paciente deseja para ter filhos ou não, desde conversas com o parceiro até à organização financeira para receber um novo membro na família”.
Futi Mireile, Administradora do Centro de Saúde do Kilamba, mostrou-se satisfeita com a oferta dos contraceptivos.
“Precisávamos deste material aqui no centro. Em média atendemos 45 a 50 mulheres que manifestam o desejo do uso do DIU”, disse.
Angelina Foca, Chefe de Serviços de Enfermagem do Centro de Saúde do Benfica, realçou o impacto desta acção junto das mulheres da sua localidade.
“É de louvar a preocupação que a UNITEL tem com a saúde reprodutiva das mulheres. Acreditamos que este gesto vai ajudar a reduzir os riscos de mortalidade materno-infantil”, referiu.
Em 2021, foram doados um total de 3.000 Implantes Contraceptivos a 15 Unidades Sanitárias também em Luanda.
A UNITEL é o Futuro!