Numa altura em que grande parte das actividades lectivas presenciais estão suspensas devido à COVID-19, tornou-se essencial identificar outros recursos que possibilitem a continuidade das aulas.
A teleaula ou realização de aulas remotas, são modalidades que possibilitam aos alunos e professores a continuidade das actividades académicas à distância, com o apoio da internet e dispositivos informáticos.
Para a sua realização, o professor utiliza uma plataforma de videoconferências, onde apresenta e explica os conteúdos pedagógicos, partilha documentos e esclarece as dúvidas.
Como saber que aplicação utilizar?
Por norma, a escolha da aplicação a utilizar é definida pelo estabelecimento de ensino e comunicada previamente aos pais e encarregados de educação. Embora diferentes, as aplicações têm funcionalidades semelhantes sendo que as mais comuns são:
Existem perigos?
Apenas os alunos e os professores devem ter acesso às credencias para cada aula. Contudo, no mundo digital, nada é completamente inacessível e como tal podem sempre existir falhas de segurança.
As aplicações a utilizar devem garantir que as suas ligações evitam ao máximo quebras de segurança, entre as quais:
Acessos indevidos – acesso por parte de quem não faz parte dos utilizadores credencias.
Ligações inseguras – Ligações de vídeo que não sejam encriptadas.
Partilha de dados – recolha e partilha de dados sem o conhecimento dos utilizadores.
Como podemos utilizar as aplicações ?
As aplicações para videoconferências são frequentemente utilizadas e embora apresentem uma garantia de segurança, recomenda-se a adopção de boas práticas de segurança:
Configuração do dispositivo – Utilizar dispositivos com as configurações de segurança adequadas e com as aplicações e sistemas operativos actualizados.
Senhas – Utilizar senhas fortes, de preferência com diferentes tipos de caracteres e não inferior a oito caracteres.
Utilização das funcionalidades – Ter atenção à informação partilhada no momento da aula, seja por envio de mensagem, microfone e imagem.
Local para realização da aula – Optar por locais neutros que não possibilitem a partilha da privacidade do ambiente familiar.
Teleaulas e Teletrabalho, há semelhanças?
Tal como aconteceu com o ensino, logo desde o início da pandemia, muitas empresas alteraram o sistema de trabalho com o objectivo de proteger os seus Colaboradores da COVID-19. Com o apoio da tecnologia, o que era presencial passou a ser realizado à distância, com o mesmo rigor e compromisso.
A UNITEL não foi uma excepção. E assim , cerca de metade da sua força de trabalho se encontra no regime de Teletrabalho.
As recomendações têm sido no sentido de garantir a privacidade dos dados pessoais e que são sempre aplicadas as boas práticas para preservar a segurança da informação.