My Unitel

Notícia

Startup Kioxke

Num mundo que se prevê cada vez mais digital, em Angola, a aquisição de produtos online torna-se uma prática reiterada, a notar pelas múltiplas vantagens que este modelo de compra oferece, em que se evidencia a comodidade, facilidade, variedade em pagamento e privacidade.

Para promover este desenvolvimento, as Startups, com negócios digitais, têm potenciado esta experiência, a nível nacional. Como exemplo, destaca-se a Kioxke, uma livraria digital, que permite a compra de livros, jornais, revistas e banda desenhada – o mais recente lançamento no mercado literário, virado para o digital.

Luati Fontes, Engenheiro Informático, Zedilson Almeida, Gestor de Negócios, e Francisco Marques, formado em Ciências da Computação, são os percursores da Startup que, juntos e, de forma persistente, procuram, através da Kioxke, resolver o que consideraram ser um problema ou carência do mercado literário, a literatura digital.

Inicialmente, pensamos numa plataforma que nos permitisse ter acesso aos jornais no digital e, logo de seguida, achámos que seria crucial incluir todos os outros tipos de obras literárias, como livros, revistas e banda desenhada, tornando a plataforma num quiosque digital, por isso, a decisão do nome Kioxke, para nos lembrar o local tradicional onde, habitualmente, se encontram estes tipos de produtos, partilharam.

A Kioxke está operacional e foi, oficialmente, lançada no dia 4 de Fevereiro, tendo já conquistado vários utilizadores e é destaque neste segmento. Questionados sobre o acesso a investidores e a parcerias no mercado nacional, os empreendedores afirmaram que ainda há dificuldade em encontrar investidores, com capital de risco,  dispostos a apostar nelas.

“Investidores, ou Investidores de risco, são uma realidade muito angolana, ou seja, são extremamente raros. O que se encontra, são investidores tradicionais – os bancos, que têm expectativas tradicionalmente conservadoras e inadequadas, quanto ao sector das Startups”, confidenciaram os empreendedores.

A Startup foi uma das 10 ideias de negócios digitais que, em 2021, fez história no UNITEL Go Challenge. Após 6 meses de desenvolvimento, Luati, Zedilson e Francisco, entenderam que, o concurso seria uma excelente oportunidade para impulsionar o negócio, não somente pelo factor acelerador, mas também pela publicidade e a oportunidade de aceder à comunidade de Startups, associada ao Go Challange e a uma abundância de conhecimento e experiência, presente no mercado nacional.

O concurso tem a sua componente aceleradora e, por isso, permitiu-nos afinar o nosso modelo de negócio. Para além de aprimorarmos o pitch, com potenciais investidores e parceiros, adquirimos, também, ferramentas que nos são indispensáveis até hoje, no Go to Market”, disseram.

A Kioxke faz, igualmente, parte do primeiro grupo de Startups da Incubadora UNITEL GO, espaço que consideram ser um autêntico recanto para o crescimento e desenvolvimento de empresas, pois, ajuda a crescer como marca, e incentiva, pressiona e encoraja a manter o foco, na entrega de resultados.

A incubadora acolheu a Kioxke como mais um membro da equipa e nos levou a manter o foco muito elevado na entrega de resultados. Aliado a isso, estão as pessoas que compõem a equipa da Incubadora Go, acoplado à qualidade do espaço, que cria um ambiente verdadeiramente especial”, revelaram.

Após o lançamento, no mês de Fevereiro, a Kioxke verificou indicadores-chave animadores e promete continuar a trabalhar e a apresentar resultados, numa trajectória que reconhecem ser embrionária, onde todo o esforço é pouco.

Crescer é a palavra de ordem, tanto em termos de alcance, como de oferta. Alcançar mais leitores e autores de outras geografias e com características distintas, além de tornar o nosso leitor num modelo internacional de excelência, são os nossos planos”, declararam.

Após cerca de 3 anos, desde o surgimento da ideia de negócio, os empreendedores entendem que a trajectória está no princípio e, como quem corre por gosto não se cansa, o foco e a resiliência continuarão a estar aliados a este trilho, que se antevê de sucesso.

Ao partilhar o testemunho, consideram que o segredo para uma Startup fazer parte da incubadora UNITEL GO, é estar focada na qualidade das pessoas que compõem a equipa, pois, estas precisam de ser competentes, unidas e sérias.

Encontrem uma ideia em que realmente acreditem, com todo o vosso ser. Isso permitirá que se empenhem, de coração, na materialização da mesma e que nunca desistam. Sem a perseverança e a capacidade de nos levantarmos, após cada queda, raramente conseguimos ser bem-sucedidos, como empreendedores”, concluíram.

Se tens uma Startup que procura crescer, participa no concurso UNITEL Go Challenge e contacta a incubadora GO. A UNITEL pode ajudar a alavancar o teu negócio.

Para confirmares o sucesso da Kioxke e conheceres as vantagens desta plataforma digital, acede www.kioxke.ao

Somos Unitel!