Notícia

Sessão de aconselhamento sexual aborda o tema “Consequências da Gravidez Precoce”

“Consequências de uma gravidez precoce”, foi o tema abordado na última sessão de Aconselhamento Sexual, promovido pelo Clube da Criança da UNITEL, no dia 30 de Outubro de forma online.

Dirigida pela PSI Angola, a sessão teve como público-alvo meninos residentes do lar de acolhimento Arnaldo Janssen em Luanda, que receberam conhecimento e partilharam experiências.

Como factores determinantes para a gravidez na adolescência, podemos apontar o início precoce da vida sexual, influência da media, falta de informação nas família, escolas, violência sexual e os aspectos socioeconómicos.

“A troca de parceiros e o não uso da camisinha nas relações sexuais, são os comportamentos mais preocupantes”, disse Dinamene Saleth.

“Aprendi que não devemos ter relações sexuais sem preservativo”, salientou, Octávio Neto de 16 anos.

“Antes de começarmos uma vida sexual activa, devemos procurar um médico para nos aconselhar sobre os métodos contraceptivos”, disse, Sérgio Lupango de 14 anos.

“Devemos estar preparados para assumir as consequências das nossas acções”, finalizou, Jeremias Pedro de 18 anos.

Durante a sessão, foi apresentado um vídeo do projecto ”Dicas Kuyuyu”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a USAID, cujo objectivo é revolucionar a forma como os jovens acedem às informações sobre a sexualidade.

As palestras de Aconselhamento Sexual, são uma forma segura de abordar e promover acções de prevenção, consciencialização e motivação, para a prática de um comportamento sexual mais seguro.

 

A UNITEL é o Futuro!