“Seeds for the Future” é um programa global de Responsabilidade Social Corporativa da Huawei, que está a ser implementado em Angola com o apoio da UNITEL.
O objectivo é capacitar os melhores estudantes universitários nas mais avançadas tecnologias de informação e comunicação (TICs).
O programa “Seeds for the Future” está desenhado para proporcionar aos estudantes universitários uma experiência de imersão cultural e de introdução ao Mandarim em Pequim, bem como uma visita ao campus da Huawei em Shenzhen, onde poderão experienciar o ambiente de trabalho de uma gigante empresa na área das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
De periodicidade anual, este programa, pretende apoiar e promover o mérito e a excelência dos estudantes angolanos, reconhecendo os melhores que hoje frequentam as universidades.
São elegíveis para o programa, estudantes com menos de 30 anos que estejam matriculados no terceiro ano ou acima em universidades ou institutos superiores acreditados pelo Governo de Angola nas seguintes áreas de estudo: Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações, Engenharia de Informática, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Electromecânica, Ciência da Computação, Engenharia de Redes, Informática de Gestão, Engenharia Mecatrónica e Engenharia Electrónica.
Em Abril de 2019 os estudantes Adélia, Marina, Ricardo, Ernesto, Hugo, Emanuel, Aristóteles, Arilton, Bernardo e Dalton concorreram e foram seleccionados para o Programa Seeds for the Future.
Nas duas semanas que estiveram na China receberam formação em tecnologias avançadas de redes de banda larga fixa e móvel, como 5G, computação em núvem, internet das coisas (IoT) e cidades inteligentes.
Em 2020, devido à pandemia Covid-19, o programa aconteceu de forma virtual, de 19 a 23 de Outubro e juntou numa mesma plataforma 66 estudantes angolanos, que vivenciaram a demonstração de soluções inovadoras de redes de banda larga fixa e móvel 5G, computação em nuvem, internet das coisas (IoT) e cidades inteligentes, ministradas por especialistas globais da Huawei, além de terem realizado uma imersão cultural e introdução ao Mandarim.
Entre os 45 estudantes graduados, 6 foram distinguidos por desempenho igual ou superior a 95%.
Desde o seu lançamento em 2008, o programa “Seeds for the Future” já foi implementado em 35 países, beneficiando mais de 30 mil estudantes ao redor do mundo.