O programa Saúde Móvel, implementado pela UNITEL e a ONG People in Need (PIN). É o único do género em Angola e teve início em 2017 nas províncias da Huíla, Huambo e Bié.
Esta iniciativa consiste no envio de mensagens de voz em Português e Umbundu e mensagens SMS sobre cuidados neonatais e com recém-nascidos até seis meses de idade aos clientes UNITEL registados no programa.
As mensagens enviadas pela UNITEL são gratuitas e não são debitadas do saldo do cliente. A intenção é melhorar a saúde materno-infantil, bem como contribuir para a redução do índice de mortalidade materno-infantil através da promoção de boas práticas de cuidados neonatais.
O uso de mensagens de voz baseadas na Tecnologia RESPOSTA de Voz Interactiva (RVI) permite superar as barreiras do analfabetismo (apenas 6 em 10 mulheres em Angola são alfabetizadas).
As mensagens de voz automatizadas são lidas por actores que criam personagens adequadas à cultura local, tornando o serviço mais eficaz na mudança de comportamento. Isto dá ao programa vantagem sobre programas baseados somente no uso de mensagens SMS. As mensagens de voz com duração de 30 a 60 segundos são tipicamente conversas entre os actores sobre tópicos específicos de saúde, nutrição ou higiene.
Mais de 39.000 mães e pais já participaram no programa nas três Províncias, tendo sido enviadas mais de 1.875, 844 mensagens, sendo 1.068,967 de voz, e 806.877 SMS.
Um estudo conduzido pela PIN, em Agosto de 2018, indica que o programa teve já um efeito significativo na cobertura de visitas pós-natais, cobertura de vacinação e práticas de amamentação. Houve também uma melhoria no conhecimento sobre a necessidade de dar à luz num Centro de Saúde, a importância do aleitamento materno exclusivo, e da amamentação continuada.