My Unitel

Notícia

REDE SOCIAL INSTAGRAM

A rede social Instagram, pode ser definida como uma plataforma informática, que permite a pessoas ou organizações interligarem-se, estabelecendo relações virtuais, troca de informações, experiências e partilhas de interesses e objectivos comuns.

As recomendações deste guia podem ser aplicadas a qualquer rede social, contudo neste guia falaremos em especial da rede social Instagram por ser um caso exemplar da partilha de imagens e vídeo do dia-a-dia do utilizador e do impacto desta rede social nas crianças e adolescentes.

Que informações podem ser partilhadas no Instagram?

O Instagram permite a partilha de fotos e vídeos de forma simples, com a possibilidade de aplicar filtros digitais em poucos segundos.

Existem vários tipos de informações que se podem partilhar através desta plataforma:

Perfil: O Instagram permite que os usuários criem perfis on-line detalhados e se conectem com outros usuários. Estas informações facilitam a ligação/conexão com outros usuários em termos de idade, interesses pessoais, profissionais, etc.

Stories: O Instagram permite que os usuários publiquem fotos e vídeos de curta duração, que ficam disponíveis durante 24 horas.

Feed: O feed do Instagram é a pagina para a publicação dos conteúdos dos usuários, sejam vídeos ou imagens.

IgTV: Plataforma de vídeos do Instagram, para a publicação de vídeos com a duração de 15 segundos até 1 hora de duração.

Todas estas funcionalidades, possibilitam ao utilizador revelar informações sobre si mesmo, incluindo informações contextuais como por exemplo: o local de trabalho, escola, local onde se passam as férias, etc.

Também permitem acompanhar as publicações dos perfis que seguem ou que sejam do seu interesse e assim conhecer aquilo que cada um publica como sendo a sua “realidade”.

Que riscos existem ao utilizar o Instagram?

Sendo uma rede cada vez mais utilizada por jovens, é importante mencionar o impacto desta rede social nas crianças e jovens.

Sendo que o foco da plataforma é a imagem, tanto dos usuários (particulares ou personalidades “Influencers”), como dos artigos, como tal, devemos ter noção que:

  • As partilhas focam-se nos momentos positivos da vida, raras vezes as pessoas partilham imagens dos seus fracassos ou de momentos pouco interessantes. Isto faz com que se pense que estas pessoas têm vidas mais interessantes e até mais felizes que as dos outros, o que pode contribuir para a infelicidade de quem as acompanha e por vezes o desenvolvimento de depressões.
  • Os conteúdos são tecnicamente preparados, em especial no caso dos Influencers.
  • A disposição dos artigos é o resultado de uma composição planificada.
  • A aplicação de filtros cria o ambiente pretendido e dá destaque a aspectos da imagem ou vídeo.
  • Um tratamento gráfico é utilizado frequentemente para alterar aspectos menos favoráveis.

A criança ou jovem que utiliza com frequência a rede social Instagram pode ficar exposta aos seguintes riscos:

Vulnerabilidade – A personalidade das crianças e jovens ainda não está completamente desenvolvida e isso torna-os mais vulneráveis à dependência das redes socias, que pode levar a uma dependência de números de comentários e ou “gostos”. A exposição constante de conteúdos trabalhados, podem provocar alterações comportamentais, pois nada parece estar tão perfeito como nos conteúdos visualizados.

Visão distorcida da realidade – A visualização constante de imagens que mostram uma “vida perfeita” pode criar uma expectativa irreal da vida, o que dificulta a aceitação da realidade tal como ela se apresenta.

Falta de auto estima – Ao visualizar frequentemente, imagens das personalidades, que não mostrem a realidade tal como ela é, pode desenvolver na criança ou jovem, problemas de aceitação e auto-estima. Uma criança que veja sempre fotos onde a pele do influencer está maquilhada, mesmo que seja com um aspecto natural, pode ter dificuldades em aceitar a sua auto-imagem.

Cyberbullying – A rede social Instagram é mais um canal para o Cyberbullying, onde podem surgir comentários ofensivos, críticos, etc.

Depressão – A expectativa de resultados ao criar um perfil também pode ter um impacto negativo, pois para as crianças e jovens, a existência de poucos seguidores ou a ausência de comentários e “gostos”, pode significar falta de aceitação.

 

Recomendações para utilizar o Instagram

Ao utilizar o Instagram devemos saber que:

  • Usas uma senha forte diferente das senhas usadas para aceder a outros sites.
  • Fornece sempre a quantidade mínima de informações pessoais, seja para criares o perfil no Instagram ou nas tuas publicações.
  • Familiariza-te e revê com frequência as configurações de privacidade disponíveis no Instagram.
  • Não aceites pedidos de ligação ou amizade de estranhos.
  • Revê regularmente a tua lista de “amigos”. É fácil esquecer com quem te conectaste ao longo do tempo e, portanto, com quem estás a partilhar informações.
  • Faz logout da conta quando não precisares mais estar conectado.
  • Lembra-te que o Instagram também pode ser usado para ataques de phishing, com o objectivo de te enganarem, obterem informações ou dinheiro. Não partilhes informações sensíveis, como dados bancários ou endereços.

Lembra-te que as crianças e adolescentes são mais vulneráveis aos perigos existentes