A rede social Instagram, pode ser definida como uma plataforma informática, que permite a pessoas ou organizações interligarem-se, estabelecendo relações virtuais, troca de informações, experiências e partilhas de interesses e objectivos comuns.
As recomendações deste guia podem ser aplicadas a qualquer rede social, contudo neste guia falaremos em especial da rede social Instagram por ser um caso exemplar da partilha de imagens e vídeo do dia-a-dia do utilizador e do impacto desta rede social nas crianças e adolescentes.
Que informações podem ser partilhadas no Instagram?
O Instagram permite a partilha de fotos e vídeos de forma simples, com a possibilidade de aplicar filtros digitais em poucos segundos.
Existem vários tipos de informações que se podem partilhar através desta plataforma:
Perfil: O Instagram permite que os usuários criem perfis on-line detalhados e se conectem com outros usuários. Estas informações facilitam a ligação/conexão com outros usuários em termos de idade, interesses pessoais, profissionais, etc.
Stories: O Instagram permite que os usuários publiquem fotos e vídeos de curta duração, que ficam disponíveis durante 24 horas.
Feed: O feed do Instagram é a pagina para a publicação dos conteúdos dos usuários, sejam vídeos ou imagens.
IgTV: Plataforma de vídeos do Instagram, para a publicação de vídeos com a duração de 15 segundos até 1 hora de duração.
Todas estas funcionalidades, possibilitam ao utilizador revelar informações sobre si mesmo, incluindo informações contextuais como por exemplo: o local de trabalho, escola, local onde se passam as férias, etc.
Também permitem acompanhar as publicações dos perfis que seguem ou que sejam do seu interesse e assim conhecer aquilo que cada um publica como sendo a sua “realidade”.
Que riscos existem ao utilizar o Instagram?
Sendo uma rede cada vez mais utilizada por jovens, é importante mencionar o impacto desta rede social nas crianças e jovens.
Sendo que o foco da plataforma é a imagem, tanto dos usuários (particulares ou personalidades “Influencers”), como dos artigos, como tal, devemos ter noção que:
A criança ou jovem que utiliza com frequência a rede social Instagram pode ficar exposta aos seguintes riscos:
Vulnerabilidade – A personalidade das crianças e jovens ainda não está completamente desenvolvida e isso torna-os mais vulneráveis à dependência das redes socias, que pode levar a uma dependência de números de comentários e ou “gostos”. A exposição constante de conteúdos trabalhados, podem provocar alterações comportamentais, pois nada parece estar tão perfeito como nos conteúdos visualizados.
Visão distorcida da realidade – A visualização constante de imagens que mostram uma “vida perfeita” pode criar uma expectativa irreal da vida, o que dificulta a aceitação da realidade tal como ela se apresenta.
Falta de auto estima – Ao visualizar frequentemente, imagens das personalidades, que não mostrem a realidade tal como ela é, pode desenvolver na criança ou jovem, problemas de aceitação e auto-estima. Uma criança que veja sempre fotos onde a pele do influencer está maquilhada, mesmo que seja com um aspecto natural, pode ter dificuldades em aceitar a sua auto-imagem.
Cyberbullying – A rede social Instagram é mais um canal para o Cyberbullying, onde podem surgir comentários ofensivos, críticos, etc.
Depressão – A expectativa de resultados ao criar um perfil também pode ter um impacto negativo, pois para as crianças e jovens, a existência de poucos seguidores ou a ausência de comentários e “gostos”, pode significar falta de aceitação.
Recomendações para utilizar o Instagram
Ao utilizar o Instagram devemos saber que:
Lembra-te que as crianças e adolescentes são mais vulneráveis aos perigos existentes