My Unitel

Notícia

Rastreio Ocular

No passado dia 10 de Julho, Dia Mundial da Saúde Ocular, a UNITEL, através do Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA), assumindo o seu papel social e compromisso com a qualidade de vida e bem-estar dos angolanos, conduziu, com sucesso, um rastreio ocular, no Complexo Sede Talatona.

Realizado em parceria com o Centro Óptico, a iniciativa procurou ressaltar nos Colaboradores UNITEL, a importância dos cuidados com a visão, alertando sobre as principais doenças que afectam os olhos e indicando as melhores medidas preventivas. Este evento, enquadra-se no amplo esforço global para aumentar a consciencialização sobre a cegueira e a deficiência visual como grandes desafios de saúde pública.

No decorrer do evento, foram atendidas 72 Colaboradores (41 homens e 31 mulheres), um número que demonstra o impacto e a relevância desta iniciativa para a comunidade.

“Participei do rastreio como um passo responsável para retomar o uso dos óculos, após um período de adiamento. A experiência foi tranquilizadora.”, partilhou Tânia Vumbi, Técnica de Capacitação e Desenvolvimento.

“Diagnosticada com hipertensão e diabetes, entendi a importância de controlar a tensão ocular, ainda mais considerando as pressões do dia-a-dia. Apreciei a melhoria constante do Centro Óptico, desde 2017, e a clareza com que comunicam durante as consultas. Essas iniciativas da UNITEL, demonstram cuidado com o nosso bem-estar.”, constatou Filipa Silva, Técnica da Responsabilidade Social Corporativa.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com algum tipo de problema ocular, sendo que, pelo menos 60% desses casos, poderiam ser evitados e tratados de maneira simples.

O rastreio ocular realizado pela UNITEL, surge como uma iniciativa prática de intervenção nesta realidade. Além da identificação precoce de doenças oculares, os participantes receberam informações relevantes sobre como incorporar hábitos diários sobre a prevenção destas doenças.

A acção foi desenvolvida por uma equipa de especialistas, que enfatizou a importância de práticas como o uso de óculos de sol em dias ensolarados, higiene das mãos, antes de tocar nos olhos, alimentação balanceada, exames oftalmológicos periódicos, e a importância de evitar o tabagismo.

Com esta acção, a UNITEL, reforça o seu compromisso com a saúde dos seus Colaboradores e assume a responsabilidade de ser um agente activo na luta contra a cegueira e deficiências visuais no País.

O êxito desta iniciativa, evidenciado pela participação dos Colaboradores, sublinha a importância de continuar com acções similares no futuro, reiterando o compromisso da empresa em promover a qualidade de vida das pessoas.