O projecto “UNITEL Money” apresentando pela Direcção de Core e Serviços (DCS), venceu a 2ª edição do concurso interno INNOVATION CHALLENGE, realizado pelo Departamento de Inovação da Direcção de Planeamento Estratégico (DPE) no final de 2021.
O Unitel Money é uma carteira móvel que oferece uma conta em que se coloca o dinheiro sob formato electrónico, podendo ser usado através de qualquer tipo de telemóvel, fazendo recurso as diversas operações tal como depósitos, consultas, levantamentos, transferências e compra de recargas.
Algumas das principais características deste serviço são inovação tecnológica e financeira, maximizar/rentabilizar a utilização da rede, auxiliar na redução do dinheiro físico em circulação, segurança nas transacções, inclusão financeira, facilidade de acesso e alcance do serviço.
Questionado sobre os principais desafios tecnológicos enfrentados pela equipa de implementação, Elisandro Baptista, Gestor de Serviços Financeiros da DCS e pivot da equipa vencedora, afirmou: “embora o Unitel Money seja baseado numa solução de mobile Money, não funciona independente de outros sistemas na rede e isso desafia-nos a ser rápidos nas respostas, seja nas integrações, ou na preparação e disponibilização dos serviços bem como no momento oportuno para o mercado e para os Clientes”.
A par do vencedor, estiveram no pódio os projectos Office Kit da Direcção de Negócios Empresariais- DNE, e UNITEL Unified Private Cloub da Direcção de Sistemas de Informação- DSI.
A missão de avaliar e votar no melhor coube à Direcção Geral, nomeadamente, Miguel Geraldes, Amílcar Safeca e João Quipipa.
Durante cerca de 1h30 o júri esteve atento ao pitch de 3 minutos feito pelas 8 equipas concorrentes, tendo vencido o que melhor convenceu nos quesitos inovação, operacionalização e impacto.
Para Amílcar Safeca, a cultura de inovação é fundamental em qualquer sociedade e empresa e na UNITEL não podia ser diferente.
“Por estarmos numa área fortemente influenciada pela tecnologia a nossa capacidade de inovação é fundamental para conseguirmos competir e mantermos a liderança de mercado e isso exige das nossas equipas que questionem nas várias vertentes e a partir daí ultrapassarmos novas fronteiras”.
Iniciativas como este concurso são fundamentais para solidificar essa cultura de inovação e a capacidade que as pessoas têm de inovar e apresentar novas soluções”, concluiu
João Quipipa, por seu lado, disse que ao realizar iniciativas do género em meio a pandemia, a UNITEL dá mostras de que é uma empresa bastante resiliente.
“Temos de continuar a liderar pelo exemplo e o passo que damos é o necessário para manter essa liderança nos vários domínios quer na transformação do negócio, no modo como nos organizamos e quer na forma como somos vistos externamente. É satisfatório ver a capacidade criativa e inovadora da UNITEL”, enfatizou.
Já Miguel Geraldes, afirmou que a crença ajuda na inovação, e ninguém consegue inovar se não acreditar que consegue inovar.
“A maior parte da inovação no mundo é inventar diferente de como se faz, tal como fazer diferente e de forma muito melhor, mas se conseguirmos inventar algo novo, melhor ainda”.
Antes de anunciar o pódio, o Director Geral deu os parabéns às Direcções pela coragem e qualidade dos projectos e reiterou que “q inovação é que nos vai dar futuro e garantir sustentabilidade, devemos sempre pensar como fazer a mesma coisa de forma diferente”.
Mais uma vez, as Direcções da empresa mostraram-se participativas e nesta edição foram registados 8 projectos:
O evento foi realizado via Teams e contou com uma assistência de mais de 200 Colaboradores de diferentes áreas.
O INNOVATION CHALLENGE, é um concurso promovido internamente pela UNITEL, e visa lançar desafios as várias Direcções no sentido de apresentarem ideias e projectos que sejam inovadores, operacionais, de impacto sustentável e que contribuam para redução de custos e aumento da eficiência operacional.
A UNITEL é o futuro!