Notícia

Projecto Nascer Livre para Brilhar promove formação em Luanda e Cunene

No âmbito do projecto Saúde Móvel Nascer Livre para Brilhar, entre 29 de Junho e 2 de Julho vai ser realizada uma acção de formação para técnicos de saúde, com o objectivo de reforçar os conhecimentos ligados ao atendimento clínico adequado para a prevenção da transmissão de VIH de mãe para o filho.

A acontecer nas Províncias de Luanda e Cunene, as formações reunirão no total 55 técnicos de saúde de 20 unidades sanitárias.

As formações representam uma das componentes do projecto ‘Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar’, implementado pela UNITEL e pela Organização Não-Governamental People in Need e visam contribuir para a diminuição das taxas de transmissão de VIH da mãe para o filho em Angola. O projecto apoia a campanha Nascer Livre para Brilhar, liderada pela S. Exª. Primeira-Dama da Republica, Ana Dias Lourenço.

Além dos técnicos de saúde, a acção engloba a formação de parteiras tradicionais e ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), dotando-os de conhecimentos mais actualizados relacionados com o acompanhamento das gestantes e o incentivo ao comparecimento às consultas pré-natais e procura pelo parto institucional, o que contribuirá para que casos de mães seropositivas possam ser detectados a tempo.


Mensagens de voz – O projecto pretende igualmente ampliar o conhecimento das famílias sobre a prevenção da transmissão do VIH da mãe para o bebé, por meio do envio de mensagens de voz informativas para os números de telefone registados no projecto.

As mensagens, elaboradas com os contributos de especialistas das instituições públicas de saúde e de Organizações da Sociedade Civil que actuam neste sector, incluem o período desde a gestação até aos 24 meses de idade da criança.

A UNITEL e a People in Need implementam desde 2017 o programa ‘Saúde Móvel’, que envia mensagens de voz informativas para números de telefone registados em unidades sanitárias do Bié, Huambo e Huíla.

O projecto ‘Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar’, que está a ser implementado nas Províncias de Luanda, Cunene e Moxico, representa uma ampliação desse trabalho, desta feita no quadro da campanha liderada pela Primeira-Dama da República, integrando os esforços para que cada vez mais crianças nasçam livres do VIH no País.

A UNITEL é futuro!