Notícia

Palestras de Prevenção contra a Febre Amarela e Malária

No dia 11 de Setembro, mais de 120 crianças e adolescentes da Província de Luanda, ficaram a saber mais sobre a prevenção contra a Febre Amarela e a Malária, nas palestras realizadas pela UNITEL em parceria com a PSI Angola.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida por vectores. Os seus sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, por cerca de três dias.

Ministrada pela Técnica de Saúde, Dembo Macoquelo, a palestra contou com a participação de 125 adolescentes que aproveitaram a ocasião para esclarecer algumas dúvidas.

Como nos podemos prevenir da doença?”, questionou Edgar Sérgio, lar Dom Bosco.

O mosquito que provoca a Febre Amarela é diferente do mosquito da Malária?”, inquiriu Ariclenes João, lar Arnaldo Janssen.

Relativamente às questões levantadas, a especialista revelou “A Febre Amarela, apesar de ser transmitida também pela picada de um mosquito, é causada por um virus, devemos nos proteger dormindo debaixo de mosquiteiro.

Já na palestra sobre a Malária, uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito “Anófele”, aos petizes foi explicado que  afecta principalmente crianças menores de 5 anos. Sendo os sintomas a considerar: febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

Ministrada pela Técnica de Saúde, Sara de Carvalho, a palestra contou com a participação de 145 crianças dos lares de acolhimento Arnaldo Janssen, Nazaré, Associação das Crianças Abandonadas e Dom Bosco, que contaram como se previnem da doença.

Procuro usar roupas claras e compridas”, referiu Fernando José, de 12 anos.

Durmo com mosquiteiro e evito deixar as portas e janelas abertas ao entardecer”, concluiu Mercedes João, de 15 anos

Desde 2020, os lares de acolhimento têm consolidado os seus conhecimentos sobre a prevenção da Malária de modo remoto. A iniciativa já impactou mais de 301 crianças e adolescentes das Províncias de Luanda, Huíla e Cabinda.

A UNITEL é o futuro!