My Unitel

Notícia

Outubro Rosa na UNITEL

Em Outubro Somos Todos Rosa, foi o mote das actividades promovidas em alusão ao mês dedicado à luta e consciencialização sobre o Cancro da Mama.

Após dois anos em teletrabalho, a UNITEL realizou iniciativas que visaram mobilizar os Colaboradores para a prevenção da doença, nomeadamente a foto das equipas denominada Selfie Rosa, o webinar Outubro Rosa, os Brunchs Momento Rosa e por fim a Marcha Rosa.

 

O calendário foi aberto logo no dia 01 com a habitual comunicação à força de trabalho, seguindo-se várias publicações nas plataformas internas e nas redes sociais sobre formas de prevenção e importância de se estar atento aos sintomas.

 

No dia 27, aconteceu via Teams o webinar Outubro Rosa em que participaram cerca de 50 Colaboradores. Durante a sessão, Albertina Manaças, Médica Oncologista e prelectora, abordou entre outros temas: os factores de risco e de prevenção para o cancro da mama em mulheres e homens, sinais e sintomas da doença.

 

O momento mais alto, foi a partilha do testemunho da Colaboradora e sobrevivente Eugénia Frias, diagnosticada há mais de 2 anos, tendo, portanto, passado pela quimioterapia e todos os transtornos que advêm do tratamento.

 

Descobri que tinha Cancro da Mama num dos rastreios que a UNITEL realizou. Não foi fácil encarar a doença, mas consegui reunir forças que eu nem sabia que tinha e assim atravessei esse deserto.

Hoje, já recuperei o cabelo, a minha auto-estima e sinto uma gigante vontade de viver e desfrutar cada dia da melhor forma. Sou uma guerreira e vencedora”, Eugénia Frias, Direcção de Vendas e Serviços.

 

A emoção foi o denominador comum das actividades onde se ouviram testemunhos. No dia seguinte, na sala 1 da Academia, foi impossível conter as lágrimas perante as palavras de Luzimira de Carvalho, sobrevivente e presidente da Liga Angolana Contra o Cancro (LACC).

 

Quando recebi o diagnóstico, tive de enterrar alguns sonhos, deixar pessoas que não estavam preparadas para atravessar aquele deserto comigo, encerrar etapas e arregaçar as mangas. Não foi fácil, pelo contrário, foi muito difícil, mas decidi abraçar a causa, lutar, sonhar novos sonhos e ajudar outras pessoas que como eu foram diagnosticadas com Cancro. Hoje sou casada, mãe de 1 casal a quem pude embora com apenas um seio, amamentar com muito amor”.

 

Os brunchs Momento Rosa realizados nos edifícios Sede em Talatona e Maianga nos dias 28 e 31, reuniram cerca de 100 Colaboradores dentre homens e mulheres que expuseram as suas dúvidas sobre a doença, cuidados de saúde e higiene para pacientes com Cancro, assim como dicas para pessoas que tenham familiares diagnosticados com a doença.

 

Segundo Stela Constantino, Médica Ginecologista Obstetra, em países em via de desenvolvimento o Cancro da Mama corresponde a primeira maior causa de morte por cancro (324.000 mortes/ano).

 

Estudos demonstram que há mulheres que apresentam factores que aumentam a probabilidade de desenvolver a doença, nomeadamente: histórico familiar, exposição a estrogénios e a radiações, obesidade, inactividade física e consumo de álcool”, disse a Médica.

 

Por outro lado, para Eloisa Caetano, Médica Ginecologista, que participou no brunch do dia 31 reforçou a importância das mulheres apalparem o peito todos os meses.

Como parte da prevenção, é importante que a mulher conheça o seu corpo e perceba o perigo sempre que vir alguma alteração. Devemos fazer regularmente o auto-toque e de preferência em frente ao espelho. Essa prática já ajudou a salvar muitas vidas”.

 

A Marcha Rosa, realizada no dia 29 em Talatona, mobilizou vários Colaboradores, amigos e familiares que percorreram 5km com placas de apoio à causa.

 

Desde 2016, a UNITEL tem realizado campanhas de sensibilização direccionadas a Colaboradores e familiares com o objectivo de alertá-los sobre a doença.

 

A UNITEL é o Futuro!