Um total de 124 Colaboradores, participaram via Teams no webinar “O Desafio de Liderar Equipas em Trabalho Remoto”, realizado no dia 27 de Julho pela Direcção de Marketing e Negócios Digitais (DMND) em colaboração com a Academia UNITEL.
A iniciativa promovida em alusão ao dia da Mulher Africana, celebrado a 31 de Julho, contou com a participação de Maria João Escrevente, Directora de Recursos Humanos, Josefa Oliveira, Gestora Sénior da Direcção de Vendas e Serviços (DVS) e Gizela Mendes Gestora da Direcção de Sistemas Informáticos (DSI), com a moderação de Florips Assis, Gestora da Direcção Operação e Supervisão.
A conversa, proporcionou uma abordagem ampla de várias questões com destaque para os desafios da cultura organizacional, o regresso ao trabalho presencial, a liderança remota e o auxílio das novas tecnologias em teletrabalho.
Ao intervir Maria João Escrevente começou por falar sobre a dinâmica da cultura organizacional durante os últimos dois anos.
“A UNITEL viu-se obrigada a mudar do presencial para o teletrabalho devido a pandemia da COVID-19, que assolou todo mundo, isso levou-nos a aplicar os pilares da nossa cultura organizacional. Muitos são os que estiveram na linha da frente mantendo a máquina a funcionar, nomeadamente as equipas de vendas, os técnicos de manutenção da rede, e outros são aqueles que se reinventaram para que a empresa continuasse a funcionar e a entregar o melhor de si todos os dias para o Cliente final”, disse.
Relativamente ao regresso ao trabalho presencial, Maria João adiantou que a empresa está a fazer tudo para garantir um retorno seguro. “São poucas as empresas que fizeram o que nós estamos a fazer, avaliar o regresso gradual de 30%, 50% e em breve de 75%, para permitir que as pessoas se adaptem ao processo de regresso ao trabalho presencial. Esta readaptação é necessária para que continuemos produtivos e eficazes, pois temos concorrência, muitos desafios económicos, um mercado desafiante e precisamos das nossas pessoas no seu melhor”, concluiu.
Por seu turno, Josefa Oliveira, falou da experiência de liderar equipas em modo remoto. “Um dos grandes papéis da liderança é desenvolver pessoas e dar ferramentas para que possam abraçar novos desafios. Quando lembramos da nossa cultura organizacional e da importância de termos uma base sólida conseguimos sempre superar os momentos difíceis que possam surgir”, reiteirou.
Relativamente às novas tecnologias e o auxílio prestado em teletrabalho, Gizela Mendes, falou do investimento da UNTEL para dar resposta aos novos tempos. “Tivemos de nos adaptar, investir em ferramentas novas e não foi de todo um susto porque não tínhamos máquinas para toda a força de trabalho, mas havia soluções corporativas que permitiam dar auxílio ao Colaborador. Somos uma empresa de Telecomunicações e Tecnologia e conseguimos ultrapassar com zelo, a prova viva foi a implementação da assinatura digital, o aplicativo Microsoft Teams e estamos preparados para o futuro”, enalteceu.
No final a moderadora, Florips Quixito, lançou o repto a assistência virtual o programa Mentores que visa auxiliar os estudantes do “Mulheres para o Futuro” e “Talentos Tech”.
Na UNITEL, as mulheres estão integradas em todos os ramos de actividade, representando, 37% dos Colaboradores da empresa.
A UNITEL é o Futuro!