Notícia

Nascer livre para brilhar- Apresenta programa de mensagens que salvam vidas

O Projecto “Saúde Móvel – Nascer Livre para Brilhar (NLPB)” implementado pela UNITEL e a People In Need, liderado pela primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, apresentou no dia 18 de Novembro, em Workshop semi-presencial, o programa de mensagens de voz para aumentar o conhecimento das famílias sobre a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho.

Como parte do compromisso assumido no lançamento do Projecto em 2020, visava a UNITEL disponibilizar apoio financeiro e tecnológico, entre eles:
• A disponibilização da plataforma de Resposta de Voz Interactiva (IVR), para registo das portadoras de HIV-Sida pelos Técnicos nas Unidades Sanitárias identificadas pelo programa NLPB em nas Províncias de referência;

• O envio de mensagens de voz automáticas pré-definidas a cada portadora de HIV-Sida que aderir ao programa, sobre consultas, tratamentos e aconselhamentos nos idiomas definidos: Português, Kwanhama e Chokwe.
Na abertura do evento, a Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço agradeceu a UNITEL por abraçar a causa de salvar vidas e mostrou-se satisfeita por apesar dos constrangimentos impostos pela COVID-19, os parceiros continuarem a envidar esforços para a concretização do projecto.

“É de agradecer todo esse esforço mesmo em tempo de pandemia. O projecto NLPB vai abranger 10400 mães, pais e cuidadores de crianças dos 03 aos 24 meses, 3 500 mães dos 3 meses de gestação aos 24 meses da criança, 150 técnicos das unidades de saúde, 150 parteiras tradicionais, 100 supervisores das organizações da sociedade civil, em 11 hospitais das Províncias do Moxico, Cunene e Luanda. Mas, queremos abranger mais Províncias”, disse a Primeira Dama, Ana Dias Lourenço.

Da parte da UNITEL, a Gestora Sénior do Departamento de Responsabilidade Corporativa, Cecília Fernandes e a Técnica Sénior de Responsabilidade Corporativa Sheyla Costa, apresentaram a plataforma de mensagens que salvam vidas.

“A UNITEL, usando a plataforma Interactive Voice Response (IVR), tem implementado várias iniciativas de E-health desde 2016.

Desde então foram enviadas, mais de 60 500 000 SMS no âmbito do Stop Malária, COVID-19 e sobre a Segurança Rodoviária e mais de 4 200 000 mensagens de voz no âmbito do Programa Stop Malária, Saúde Móvel e COVID-19. No âmbito do Nascer Livre para Brilhar contamos impactar cerca de 10 000 mães a partir de 16 de Dezembro de 2021”, revelou Cecília Fernandes.

Numa mensagem endereçada aos participantes, na qualidade de Embaixadora da campanha Nascer Livre Para Brilhar, a cantora Yola Semedo agradeceu a UNITEL por trazer a tecnologia que vai facilitar a expansão das mensagens.

“Está mais do que claro que muitas vezes não conseguimos atingir as nossas metas por falta de meios suficientes para levar a mensagem a sítios mais distantes. E esta parceria com a PIN e a UNITEL vai levar-nos às populações mais longínquas com a mensagem da causa mais nobre que abraçamos- salvar vidas”.

Durante o Workshop, a Directora do Instituto Nacional da Luta conta o SIDA (INLS), Maria Lúcia Furtado, apresentou o quadro epidemiológico do HIV/SIDA nas Províncias de implementação do projecto (Luanda, Cunene e Moxico) em 2021 e o impacto que o mesmo poderá agregar aos objectivos iniciais da campanha do NLPB.
Foi também apresentado pelo Gestor da People In Need, Elie Komba, as explicações sobre o processo de elaboração das mensagens, os registos e a periodicidade do envio com conteúdos informativos adequados a diferentes fases.

O ‘Saúde Móvel: ’Nascer Livre para Brilhar’, que está a ser implementado nas Províncias de Luanda, Cunene e Moxico, representa uma ampliação do trabalho feito no quadro da campanha liderada pela Primeira-Dama da República, integrando os esforços para que cada vez mais crianças nasçam livres do VIH no País.

 

A UNITEL é o Futuro!