Mais de 200 crianças e adolescentes das Províncias de Cabinda, Huíla e Luanda, transformaram materiais de reciclagem em postais de natal numa actividade decorrida no dia 18 de Setembro, em parceria com a Galeria ELA.
Os trabalhos apresentados pelos lares Arnaldo Janssen, Consoladora dos Aflitos, Nazaré, Mama Madalena, Associação das Crianças Abandonadas, Dom Bosco, Aldeia SOS Huíla e Betânia, no quadro do Workshop de Arte e Cultura da UNITEL, demonstram o empenho e dedicação do grupo ao longo de duas semanas.
“A primeira semana foi mais difícil porque não tínhamos em mente os materiais que poderíamos usar”, referiu Ana Mulaza, lar Mamã Madalena.
“A busca por materiais de reciclagem tem sido difícil porque nós não temos a cultura de separar os diferentes tipos de lixo”, salientou Osvaldo Diogo, lar Dom Bosco.
“Cada trabalho tem uma finalização diferente porque procuramos explorar várias texturas e elementos”, concluiu Jonas Celestino, lar Betânia.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objectivo de diminuir a produção de lixo e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto sobre o ambiente.
“As crianças agora percebem melhor o seu papel e os efeitos das suas atitudes como agentes e transformadores do meio ambiente”, informou a artista plástica, Yola Balanga.
A Responsabilidade Social Corporativa da UNITEL por meio dos Workshops de Arte e Cultura, pretende promover o conhecimento, a criatividade e o interesse artístico das crianças e adolescentes.
A UNITEL é o Futuro!