Notícia

Marinela Mendes no Unitel Go Talks

“Empreender, Inspirar e Influenciar”, foi o tema da última edição do Unitel Go Talks. Fórum informal para análise de temas da actualidade com a participação do Coach Marco Victor como moderador e a sua convidada Marinela Mendes, Co-Fundadora da Mbawa Concept.

Durante cerca de 30 minutos a empresária partilhou de forma descontraída a sua experiência enquanto empreendedora e influencer.  E deu detalhes sobre como surgiu a Mbawa Concept, um movimento urbano, criativo, contemporâneo e laboratório de ideias que vai muito além da moda, bar ou lifestyle. O projecto resulta de uma peregrinação pelo mundo, traduzido em dois anos de pesquisa, testes e busca.

Formada em Gestão de Empresas, Marinela, revelou ser apaixonada pelo mundo corporativo que considera ser uma escola para o empreendedorismo e para a vida.

Por incrível que pareça para alguns, gosto do ambiente corporativo, procedimentos, regras e de uma cultura organizacional, além, claro, de gostar de desafios e como trabalhar uma marca onde as pessoas se diluem para fazê-la crescer. O mundo corporativo ensina-nos dentre várias coisas que não somos o centro do universo, a trabalhar em equipa, a respeitar hierarquias, e que o teu colega tem uma palavra a dizer”, disse.

Ao analisar o posicionamento da mulher na sociedade, reconhece que há uma pressão sobre este género, que luta para que tudo dê certo a nível pessoal e profissional.

Normalmente espera-se da mulher uma doação na parte familiar e menos ambição ou foco para o sector profissional”, referiu.

No entanto, foram as diferenças e a maneira como se olha para a mulher no corporativo que a impulsionaram em parte a enveredar para o empreendedorismo.

Segundo a empreendedora, “as pessoas têm de saber qual é o seu propósito e acreditar nele. Saber que percurso devem percorrer para chegar até ele e que para ter resultados diferentes não podemos fazer as mesmas coisas que os outros”.

Questionada sobre o universo do empreendedor e se passa por momentos de solidão, quer seja para criar ou para se afastar do ruído social, a empresária responde:

“Apesar de avaliar o mercado e a concorrência eu tenho de perceber como é que eu quero ser compreendida. Fazer as coisas porque quero e não porque os outros dizem. Por isso deve haver o momento de pura solidão, para que me lembre das notas que fiz no início e volte para o meu objectivo inicial”, disse.

Mbawa que significa “asas” em swahili, é uma brand liderada por duas mulheres Marinela e Filomena, que sempre tiveram a consciência de pensar global e actuar local.

Trabalhamos com pequenos empreendedores locais pois acreditamos que a economia local faz crescer o negócio de todos”, concluiu.

Assiste o vídeo completo desta edição do UNITEL Go Talks que aconteceu no dia 26 de Agosto na plataforma Netshows ou no Youtube da UNITEL e deixa-te inspirar e influenciar pelo carisma de Marinela Mendes.

A UNITEL é o Futuro!