My Unitel

Notícia

Mais de duas mil pessoas foram atendidas na Feira da Saúde de Malange

Duas mil cento e vinte e três pessoas foram atendidas em diversas especialidades na Feira da Saúde de Malange que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de Junho, na Comuna do Cuale e aldeias Pipa Nema, Tunda, Kalelamu, Catuca e Ngola Kiluanje no Município de Calandula, Província de Malange.

 

Organizada com o apoio da UNITEL, Cooperativa Agropecuária Kudissangesa e a Administração Comunal do Cuale, foram atendidas na feira,  1.195 pessoas em Clínica Geral, 726 em Pediatria, 124 em Pré-Natal, 58 em Psicologia e 20 em Fisioterapia.

 

Em simultâneo foram ministradas palestras em língua nacional kimbundo sobre prevenção da Malária, Planeamento Familiar, Aconselhamento psicológico e prevenção da COVID-19.

 

Foram ainda vacinadas 825 crianças dos 0 aos 19 anos de idade e realizados teste de VIH/Sida a 35 pessoas com 1 caso positivo e Malária com 457 dos quais, 18 casos positivos.

 

A Administradora Comunal do Cuale, Cidalina Xamassango, considerou a Feira da Saúde de Malange o primeiro passo para prolongar a longevidade da população local.

 

Estamos inteiramente gratos pelo apoio da UNITEL na primeira de muitas feiras da saúde que pretendemos levar a diante para proporcionar mais qualidade de vida para a nossa comunidade. Temos vários postos espalhados pelas aldeias pois sabemos a dificuldade de locomoção e queremos levar saúde para todos”.

 

Foi visível a satisfação da comunidade local, pela adesão em massa a iniciativa realizada pela Administração Municipal de Calandula.

 

Helena José, de 59 anos de idade, residente no Cuale, disse que não fazia exames médicos desde que a pandemia da COVID-19 se instalou no País. “Assim que fui informada desta iniciativa programei o dia para fazer exames regulares, devido a pandemia da COVID-19 não tinha o apoio do meu neto que me acompanhava as consultas, hoje levo daqui medicação para a tensão e controlo da malária”.

 

Manuel Diandra, de 72 anos de idade, frisou que a distância de 40 Kms da sua Aldeia para a Aldeia de Catuca, foi um esforço que valeu a pena para ir ao encontro dos Técnicos de Saúde. “Sinto dores nas costas por causa do trabalho no campo, por isso vim para receber assistência médica”.  

 

Este projecto veio dar esperança a população do Município de Calandula, com o apoio de fármacos diversos fornecidos pela UNITEL, foi possivel termos sucesso na realização da Feira da saúde”, concluiu Rodrigo Muhongo, Médico de Saúde Publica.

 

No decorrer da Feira, foi diagnosticado um caso positivo de VIH/SIDA, que culminou com o aconselhamento psicológico e a entrega de medicação.

 

O apoio da UNITEL às Feiras da Saúde, enquadra-se na estratégia de responsabilidade corporativa, e reforça o compromisso em contribuir para a melhoria da saúde nas comunidades.

 

A UNITEL é o Futuro!