Muita música, dança, cor, furor e alegria foi o que se viveu no festival “Festa da Música”, realizado pela UNITEL nas Províncias da Huíla dia 4 de Junho, Benguela dia 11 e Luanda dia 02 Julho.
Foram três momentos distintos em três capitais provinciais, com um núcleo de artistas nacionais e internacionais que proporcionaram situações únicas de animação e interação com o público.
A Baía de Luanda recebeu no sábado passado, o último espectáculo do maior festival da música angolana, com a vibrante presença de mais de sessenta mil espactadores para ver o ouvir os vinte e três artistas nacionais e estrangeiros seleccionados para a noite.
Com abertura das portas às 16h00 o show foi até bem perto das 4h30 da madrugada de domingo.
Ao som do batuque e a envolvência da dança tradicional, o grupo Kilandukilu abriu o Festa da Música, seguindo-se Kelson Most Wanted, Phay grande poeta, Killa Hill, Preto Show, Ingomblock, Yola Semedo, Edmazia Mayembe, Dj. Vado Poster, Cef, Miguel Buila, Anna Joyce, Rui Orlando, Pérola, O2, Gerilson Insrael, Dj. Nelasta, a brasileira Iza, Dj Omix, Ary, C4 Pedro, o nigeriano Omah Lay e SSP.
O público estava ao rubro e cantou do primeiro ao último minuto.
Durante o espectáculo, alguns artistas homenagearam o músico Nagrelha, que por razões de saúde não se apresentou no festival.
A margem do evento, o Director de Marketing e Negócios Digitais da UNITEL, Teodoro Fernandes, satisfeito com o êxito do evento, frisou que as expectativas foram ultrapassadas, pois nas três províncias a “Festa da Música” a participação do público esteve acima do esperado.
“O desafio é que o evento seja de âmbito nacional, para valorização da cultura do País”.
Teodoro Fernandes apelou também aos fazedores de cultura, para que continuem a fazer o seu melhor, pois “a cultura faz parte da formação do indivíduo”, disse.
O artista Cef Tanzy considerou o “Festa da Música”, como um momento de exaltação da música angolana, que deveria ser produzido em mais províncias do País, pois o povo merece.
Walter Ananás, que representou os O2, disse que o UNITEL “Festa da Música” é alegria, celebração e satisfação. Salientou que o calor do público jovem ao cantar as suas músicas, sendo que muitos ainda não estavam nascidos na época, é uma grande satisfação como artista.
Após actuar pela primeira vez em Angola, a cantora brasileira Iza, expressou a sua gratidão pela presença do público angolano, tendo acrescentado que viveu uma noite inesquecível. Iza cantou seus sucessos, como: “Ginga”, “Fé” e “Gueto”.
Na sua conta oficial do Twitter a artista que aproveitou parte do domingo para conhecer a estátua da rainha Njinga Mbandi, na fortaleza de São Miguel, disse: “Não existem palavras para descrever a sensação de participar desse festival… Nunca acreditei que pudesse ver tantas pessoas como eu, cantando a minha música do outro lado do mundo. Luanda, Angola, eu te amo, obrigada por esse encontro inesquecível”
O maior festival de Angola encerrou com a grande presença do nigeriano Omah Lay, seguindo-se os SSP, que protagonizaram a sua última apresentação em quarteto, recordando alguns dos seus maiores sucessos.
Recordamos que a 7ª edição do “Festa da Música”, começou na Cidade do Lubango.
O parque de estacionamento da Nossa Senhora do Monte, naquela cidade, foi o local da memorável noite que juntou os mais de oito mil espectadores que vibraram ao som dos vinte artistas, nomeadamente: Ary, Anna Joyce, Cef Tanzy, Edmázia Mayembe, ProfJam, Toy Toy T-Rex, Nelson Freitas, Ely Renatos, Tayanna, Olinda Simeão, Boss do Game, Keila Negro, Michael Machado, Jéssica Ningui, A2M, Afro Grupo, Maybe Joe, DJ Célia e os Clássicos.
O público agradeceu a UNITEL por ter levado pela primeira vez às terras altas das chelas o show.
“O melhor show de Angola! Se não fosse a UNITEL, quem mais seria? Obrigado, UNITEL”, diziam os seguidores nas redes sociais da UNITEL.
Em Benguela, que acolheu o segundo espectáculo, o Estádio Nacional foi pequeno para albergar os mais de doze mil espectadores que se deslocaram ao local para ouvir: Rui Orlando, Djodje, Yola Semedo, C4 Pedro, Gerilson Insrael, Killa Hill, Reptile, Zé Malange, Eliei, Júnior P, Prince, Léo o Príncipe, Helvio, Eddy P, Grauna, BC King, Ndona, Dj. Lolo, Dj. 25 e Dj. Halla.
“A festa está quente. Obrigado UNITEL por nos proporcionarem este festival“, referiram-se os internautas.
O “Festa da Música” que foi transmitido na página oficial do evento, assim como nos canais 1 e Internacional da Televisão Pública de Angola (TPA), teve também uma interação massiva de influencers nas redes sociais.
O “Festa da Música” surgiu em 2016, como reconhecimento da importância que a música representa no desenvolvimento e enriquecimento da cultura nacional.
UNITEL é o Futuro!