A UNITEL realizou, nas Províncias do Cuanza Norte, Cuanza Sul e Malanje, as primeiras edições da Feira da Saúde UNITEL, após dois anos de interrupção, devido ao período de Pandemia da COVID-19.
As Feiras, que no total atenderam mais de 3 mil pessoas, visaram colmatar as necessidades das populações, no que concerne a cuidados de saúde, com a disponibilização de consultas gratuitas, em 18 especialidades, nomeadamente: Clínica Geral, Pediatria, Geriatria, Ginecologia, Obstetrícia, Pré-Natal, Oncologia, Dermatologia, Fisioterapia, Estomatologia, Oftalmologia, Urologia, Fisioterapia, Ortopedia, Rastreios de Malária e HIV, Psicologia e Cardiologia.
Foram, também, distribuídos perto de 500 mil fármacos e 140 mil mosquiteiros impregnados.
Paralelamente às Feiras, foram igualmente realizadas palestras com as seguintes temáticas – hipertensão arterial, medidas de prevenção da Malária, prevenção e gestão do HIV/SIDA, consultas de pré-natal, benefício do planeamento familiar e má nutrição.
Na Província do Cuanza Norte, o Administrador Municipal, Adão Malungo, chamado a inaugurar a edição local, considerou extraordinário o programa de responsabilidade social da UNITEL.
“A UNITEL está de parabéns por esta iniciativa que ajuda a população. Obrigado por escolherem o nosso Município”, disse o Administrador Adão Malungo.
O Administrador da Calandula, Mateus Vunge, que acompanhou todo o momento da Feira, realizada a 30 quilómetros da Sede Municipal, afirmou que os povos de Quinje foram os mais abençoados, das três comunas que representam o Município.
“A UNITEL olhou para nós e trouxe-nos assistência médica e medicamentos. Isso é uma bênção. Assim, agradecemos por este gesto”, acrescentou o Administrador Mateus Vunge.
A Feira da Saúde UNITEL, que contou com 200 voluntários UNITEL, obteve o apoio dos Governos Provinciais locais; das Administrações Municipais; das Direcções Provinciais da Saúde; das Direcções Municipais da Saúde; dos Comandos Provinciais da Polícia Nacional; do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros; do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA); do PSI Angola; do Club dos Médicos de Angola e da Associação Nacional dos Escuteiros de Angola.
A UNITEL totaliza, assim, 75 Feiras da Saúde, realizadas em 18 Províncias do País, desde 2015, e com um atendimento de mais 100 mil pessoas.