My Unitel

Notícia

Em Novembro o Azul fez parte da UNITEL

No mês de Novembro os Colaboradores da UNITEL voltaram a estar unidos, desta vez por uma causa nobre dedicada à consciencialização sobre o Cancro da Próstata.

 

Alinhada ao movimento de divulgação da informação sobre a doença, a UNITEL mostrou-se mais uma vez empenhada em promover a saúde e o bem-estar da sua força de trabalho. Para o efeito desenvolveu um leque de iniciativas, nomeadamente: Selfie Azul, Webinar online “Cancro da Próstata”, os Cafés da Manhã “Momento Azul”, que visaram sensibilizar os Colaboradores para a prevenção do Cancro da Próstata.

 

Ao longo do mês, o mote “Em Novembro o Azul é parte de nós” esteve vincado nas iniciativas internas de comunicação.

 

Cancro da Próstata”, foi o tema que norteou o webinar via Teams no dia 18 de Novembro, promovido pelo Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA) e a Academia UNITEL, com a participação virtual de mais de 150 Colaboradores.

 

Durante o encontro, o Dr. Guimarães Costa, Médico especialista em Urologia do Hospital Américo Boa Vida abordou temas como: Definição de Próstata, Causas e Consequências, Sinais e Sintomas, Diagnóstico do Cancro, Tratamento e Recomendações.

 

No rescaldo da sessão, o especialista salientou que a prevenção não deve ser colocada na agenda apenas em Novembro. “A mulher procura o especialista com regularidade e o homem procura apenas quando a doença já esta presente, temos que mudar este quadro! É uma doença que tem levado muita gente a morte e precisamos instituir rastreios preventivos no nosso País é primordial”, frisou.

 

Numa narrativa para transmitir informação relevantes sobre a doença, levou o Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA) em colaboração com a Direcção de Marketing e Negócios Digitais, a darem continuidade as acções em volta do “Novembro Azul”, com um Café da Manhã denominado “Momento Azul”.

 

Nos dias 29 e 30 de Novembro, a sala 1 da Academia Unitel, no edifício Sede em Talatona e a sala hangar no Centro de Comutação Luanda Sul, respectivamente, foram decoradas com balões azuis, para para receber a preceito os mais de 100 Colaboradores que se juntaram à palestra.

 

As iniciativas foram dirigidas pelo Dr. António Armando, Médico Oncologista, especialista em Rádio Oncologia e Saúde Pública e pelo Euclides João, Técnico da Direcção Jurídica da UNITEL, nas vestes de Sexólogo e Terapeuta de Casais.

 

Com a intenção de chamar a razão dos participantes que inicialmente estavam tímidos, por conta do receio de abordar o tema, o Dr. António Armando, perguntou se alguém já havia feito  o exame de rastreio  do Cancro da Próstata?

 

Depois dos minutos de silêncio que se fizeram sentir no auditório, o especialista em tom de provação voltou a questionar “Quem nesta sala não quer levar a sua filha ou filho até ao altar, quem não deseja ter mais anos de vida!?Temos que cuidar do nosso corpo que é uma máquina perfeita da mesma forma que cuidados dos outros elementos da nossa família, a nossa saúde está  em primeiro lugar”.

 

O Gestor Sénior da DMND, Rui Brito no seu jeito descontraído, demonstrou os primeiros sinais de consciencialização para a doença. “Meus caros colegas o que acabamos de ouvir hoje não pode passar simplesmente pelos nossos ouvidos e não nos tocar na alma e levar a reflectir, vamos fazer os exames de rotina”, disse.

 

O tema é  muito pertinente, faço exercícios físicos regularmente, mas não tinha pensado que só o treino não é suficiente para o corpo estar a 100%. Quero junto do DSSA ter mais informações para fazer exames regulares”, mencionou valter Gonçalves, tocado com o assunto.

 

Segundo o Médico António Armando, a idade, raça, histórico familiar, comportamentos inadequados, são factores de risco do Cancro da Próstata.

 

Pessoas de raça negra têm uma maior propensão de ter Cancro da Próstata, devido a factores genéticos. O que se recomenda é fazer exames regulares, pois a ciência mostra que o seu desenvolvimento é lento.”

 

No Centro de Comutação de Luanda Sul da UNITEL, o orador Euclides João, deixou patente que o sexo masculino deve ter mais atenção as consultas regulares, seguir uma alimentação regrada e ter uma vida sexual activa e longe de situações.

 

O exame da próstata não dói! O que pode vir a doer é não cuidarmos de nós no presente e queremos ter uma vida lendária no futuro. Vamos cuidar mais de nós, porque a grande mensagem deste mês”, reiteirou.

 

Os rostos femininos também se juntaram para apoiar os homens, estiveram presentes na sala da Academia UNITEL, Madalena Santos da DMND, tocou no papel da família numa circunstância em que alguém se depara com a doença.

A família é um dos pilares nesta caminhada contra a luta do Cancro, seja ele da Mamã ou da Próstata”.

 

Já na sala Hangar, o único rosto feminino, naquele local era de Florips Quixito, Gestora da DOS, “interesso-me pelo tema e por questões do fórum sexual, é pertinente acontecerem palestras e momentos lúdicos como estes na nossa organização, vai ajudar a desconstruir o preconceito na nossa sociedade”, concluiu.

 

No final do evento, todos pareciam estar mais informados sobre a doença e sensibilizados sobre como cuidar melhor da saúde e ajudar as pessoas que passam por situações do género.

 

Nas palavras do Telmo Santos, Gestor Sénior do DSSA e moderador de ambas iniciativas A UNITEL tem uma base de dados disponível para partilhar com os Colaboradores que queiram procurar especialistas dos mais diversos ramos da saúde! Cuidar da saúde também é coisa de HOMEM, faz o exame da Próstata!

 

A UNITEL é o Futuro!