Notícia

Dia Mundial da Luta contra a SIDA

Assinala-se hoje, 1 de Dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

A data visa chamar a atenção das sociedades sobre a doença, desde a prevenção ao tratamento, bem como acabar com o preconceito.

Para marcar a efeméride, a UNITEL vai partilhar ao longo do mês dicas de prevenção da doença nos seus canais de comunicação.

Esta iniciativa enquadra-se no plano de acções internas para a promoção da saúde e sensibilização para a prevenção de doenças.

Como parte da sua Responsabilidade Corporativa, em 2018 a UNITEL lançou um programa interno de sensibilização sobre o VIH, com foco na prevenção e alinhamento comportamental, protagonizado por um grupo de 90 Colaboradores voluntários, denominados Educadores de Pares que beneficiaram de uma formação prévia.

Desde a criação do programa, foram realizadas mais de 100 palestras para 800 Colaboradores e se prevê formar 75 novos Educadores de Pares, até 2022.

Angola tem um número considerável de pessoas infectadas pelo VIH, estima-se que sejam 2% de uma população de mais de 26 milhões de habitantes. Ou seja, mais de 350 mil pessoas vivem com o VIH/SIDA sendo que destes 2,6% são mulheres e 1,2% são homens.

Segundo dados da ONU até Abril deste ano, foram registados 26 mil novas infecções e 13 mil mortes em todo o mundo.

O VIH foi descoberto em 1981 e já matou mais de 30 milhões de pessoas a nível mundial.  África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.

Em Angola o Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, celebra a data com o lema “Acabar com as Desigualdades”.

A UNITEL é o Futuro!