“O VIH não tem cura, mas permite viver com qualidade de vida, cuida-te!”, foi o mote das acções promovidas em alusão ao mês de Dezembro, dedicado à Luta Contra a Sida.
O Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA) em colaboração com a Direcção de Marketing e Negócios Digitais, empenhadas em promover a saúde e o bem-estar, voltaram a desenvolver diversas iniciativas, nomeadamente: Selfie Dezembro Vermelho, webinar online “Acabar com as Desigualdades”, Palestra “VIH no Local de Trabalho – Estigma e Discriminação”, que visaram chamar a atenção dos Colaboradores para prevenção e tratamento da doença, bem como acabar com o preconceito.
Para despertar o interesse sobre a efeméride, no dia 01 de Dezembro, foram feitas as habituais publicações nas plataformas internas e externas.
Na agenda das acções voltadas para o Dia Mundial da Luta contra a Sida, teve lugar na quinta-feira, 01s de Dezembro, via Microsoft Teams, o webinar “Acabar com as Desigualdades” com a participação de 80 Colaboradores.
A sessão foi moderada por Adão Manuel Técnico Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente (DSSA), como orador esteve José Bumba Da Cunha, Assistente Sénior de Pesquisa, da PSI Angola, que abordou diversos temas: Constituição do Vírus, Situação da Sida no Mundo, África e em Particular Angola e Prevenção e Transmissão.
Na ocasião o especialista levou a plateia virtual a reflectir sobre as formas de transmissão do VIH e a importância de reduzir o estigma da doença que surgiu pela primeira vez em Angola em 1985. “Em Angola foi identificado o primeiro caso de VIH no ano 1985. No dia em que assinalamos mais uma vez o Dia Mundial da Luta contra a Sida, precisamos combater cada vez mais o estigma que ainda tem uma representatividade alta que por sua vez diminui a procura do apoio e tratamento”, disse.
As palestras “VIH no Local de Trabalho – Estigma e Discriminação”, realizadas nos dias 20 e 21 de Dezembro, na sala 1 da Academia UNITEL, no edifício Sede em Talatona e a sala hangar no Centro de Comutação Luanda Sul, culminaram com a decoração com balões vermelhos, para receber os cerca de 100 Colaboradores, dentre homens e mulheres, que se juntaram para adquirir conhecimento.
As iniciativas foram dirigidas por Wilson Francisco, Médico Especialistas em Saúde Pública e por José Bumba Da Cunha, Assistente Sénior de Pesquisa da PSI, que falaram de temas como: História sobre o VIH, Situação do VIH e Sida, VIH no local do trabalho, Estimativa do VIH em Angola.
No Centro de Comutação de Luanda Sul, o orador Wilson Francisco, disse que a UNITEL ao realizar estas acções demonstra uma enorme preocupação com a saúde e bem-estar da sua força de trabalho. “A UNITEL denota uma grande preocupação com a saúde dos seus Colaboradores e familiares, com as muitas acções que realiza”.
O ponto mais alto do evento, foi quando o especialista apresentou o gráfico representativo do VIH em Angola.
“O gráfico apresenta um crescimento preocupante principalmente ao número de mulheres infectadas com o VIH. Momentos como estes precisam de continuar a acontecer para o bem da diminuição dos casos”, mencionou Florips Quixito, DOS.
“A UNITEL brinda os Colaboradores com muita informação. Desta forma ganhamos algum domínio sobre a Sida e dessa forma não iremos descriminar e sim apoiar quem precisar de um abraço, conforto ou uma palavra amiga”, frisou Marina António, DOS.
Na sala 1 da Academia UNITEL, muitas foram as questões que se levantaram desta vez com a explanação do Especialista José Bumba Da Cunha.
Na ocasião Gelson Kalunga da DMND, mencionou que todos temos um papel importante na sociedade e não podemos discriminar ninguém. “O VIH no local de trabalho ainda continua a apresentar números preocupantes! É importante fazer perceber que não podemos discriminar seja quem for e de que doença possa padecer”.
Por sua vez, Ari Coelho da DRH, afirmou que a estratégia da empresa passa por munir os seus quadros de informação relevante para a sua saúde. “Como parte da estratégia e a preocupação contínua dos seus Colaboradores, a UNITEL demonstra uma vez mais que esta preocupada com as suas pessoas, familiares, parceiros e fornecedores, pois esta formação vai culminar com uma mudança de mentalidade a todos os níveis”.
Ainda no decorrer da sessão na Academia UNITEL, foi possível mostrar aos presentes a forma correcta de se utilizar o preservativo masculino.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), é uma doença do sistema imunológico humano, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
Os primeiros casos de SIDA foram descobertos nos Estados Unidos, Haiti e África Central entre 1977 e 1978, mas só foram classificados em 1982, quando se compreendeu melhor a doença.
A UNITEL é o Futuro!