Os 10 melhores concorrentes do Concurso Nacional de Jogos Digitais (CNJD), foram premiados no dia 30 de Março, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural Angola Brasil.
O evento que contou com o apoio da UNITEL, identificou os vencedores nas categorias Mirim, Ideia de Jogo, Protótipo e Inovação, sendo o pódio reservado aos jogos Sítio dos Pequeninos, Run Angola, Perdido na Cidade e Utchali.
A competição foi acirrada a notar pela habilidade, entretenimento, originalidade, qualidade de produção e capacidade técnica na produção dos jogos, critérios que levaram o júri a eleger os vencedores.
Os concorrentes desenvolveram jogos em diferentes dispositivos electrónicos e sistemas operativos como Android, IOS e Windows, e abordaram questões sobre modelos educacionais, inserção da ciência, tecnologia, diversão e inovação no desenvolvimento da sociedade.
Para Marta Sambanje, Reitora da Universidade Metodista de Angola “Vivemos num mundo em que tudo gira à volta da tecnologia. Assim as inovações tecnológicas que trazem benéficos para a sociedade são de extrema importância em mercados como o nosso. O mercado de jogos digitais tem um alto potencial e pode ajudar a desenvolver a economia e o empreendedorismo”.
Gabriel Patrício, Coordenador Nacional do concurso, fez um balanço positivo do certame com realce para a qualidade e orientação técnica dos concorrentes.
“Angola já tem uma indústria e uma comunidade sólida de jogos digitais, integrada na comunidade de jogos digitais do Brasil sendo o próximo passo à integração na comunidade de África”, concluiu.
Participaram da competição concorrentes, provenientes das Províncias do Bengo, Namibe e Luanda, que se mostraram satisfeitos pela premiação e que pela experiência se sentem motivados a fazer mais para ajudar a desenvolver o mercado de jogos em Angola.
“O objectivo é potenciar os desenvolvedores de Angola, ajudar a criar bases para que possam criar a suas startups e consequentemente desenvolver o empreendedorismo nacional”. Henrique Costa, Departamento de Inovação UNITEL.
O Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais acontece desde 2015 e visa ajudar a criatividade digital, bem como identificar, seleccionar e motivar talentos nacionais para a promoção da cultura científica da transferência de tecnologia e o empreendedorismo de base tecnológica.
Patrocinador do CNJD desde a primeira edição, a UNITEL foi galardoada com uma medalha de Vanguarda pela organização do evento. A empresa apoia esta iniciativa, por entender que se trata de um suporte para o desenvolvimento da criatividade digital nacional e um fórum para a identificação de talentos neste sector.
O concurso volta a acontecer em Março de 2023, altura em que se prevê o lançamento do catálogo de jogos digitais made in Angola e ainda o lançamento do primeiro jogo digital internacional.
A UNITEL é o Futuro!