Em parceria com a Agência Nacional de Resíduos, um grupo de 18 Voluntários da UNITEL juntou-se no dia 19 de Novembro à campanha de limpeza de resíduos na praia de Cacuaco.
Sob o lema “Angola diz não ao plástico”, a actividade visou a consciencialização da população sobre os impactos negativos causados pela disposição inadequada de resíduos sólidos, que diariamente invadem os nossos mares e oceanos, lesando o ambiente e a saúde humana.
Para o Director Municipal do Ambiente e Saneamento básico, Elias Kudipanga, o evento foi frutífero graças a intervenção dos parceiros.
“Esperamos que iniciativas do género não parem por aqui, uma vez que o Município de Cacuaco neste momento absorve a maior parte dos banhistas a nível de Luanda”, disse
Segundo a Administradora Executiva para aa Área Técnica da Agência Nacional de Resíduos, Maria da Purificação, a quantidade de lixo que se acumula na orla marítima do município como plásticos, ferros, além de paus e garrafas, é o cenário mais comum que se constata em grande parte da extensão das praias de Luanda.
“Precisamos de mais acções integradas e mais agentes económicos à semelhança da UNITEL ao abrigo da Responsabilidade Corporativa. Contamos com esta parceria para outros eventos virados à preservação marinha”.
Um dia gratificante, foi a sensação que os Voluntários transmitiram após mais de três horas de trabalho com o sol a deixar sair todo o seu brilho.
“Comparando com outras praias de Luanda, a de Cacuaco está limpa e os banhistas parecem consciencializados sobre a prevenção da mesma”, disse Fábio Faria.
“O ditado que a união faz a força, hoje se fez sentir e graças a este trabalho conjunto conseguimos ter uma praia mais limpa para todos”, salientou Nara Cassimbe.
Cacuaco é um dos 9 municípios de Luanda, que se localiza na zona norte da capital angolana, cujas praias são usadas não só para o lazer, mas também para pesca de subsistência.
A UNITEL é o Futuro!