Pedro Gaspar de Sousa Arcanjo, 41 anos de idade, Colaborador da UNITEL desde 2007, e integrante do Grupo Desportivo UNITEL (GDU), desde 2010, descobriu a sua paixão por diversas modalidades desportivas (como o futebol, basquetebol e atletismo), ainda na sua infância – em ambiente escolar e a brincar no seu bairro.
No auge da sua juventude, começou a dedicar-se mais ao basquetebol e, actualmente, divide os seus tempos livres entre essa modalidade e o atletismo.
Para as competições desportivas, prepara-se com treinos regulares, para aumentar a sua capacidade aeróbica e anaeróbica, como também, treinos tácticos e técnicos da modalidade em campo. Para complementar, detém alguns cuidados com a alimentação – bebe bastante água, inclui vegetais na sua dieta e evita alimentos açucarados e processados.
Na sua equipa, destaca os colegas Edson Freitas, Carlos Ambrósio, Urbino Gama, Divaldo Bunga e Evaldo Almeida, como os “mais antigos” e os que “lutam pela causa, a nível corporativo”.
Reconhece e valoriza como o GDU facilita o processo de adaptação e conciliação entre a actividade profissional e a desportiva. Dá primazia às suas funções dentro da UNITEL e dedica-se ao desporto durante as horas pós-laborais.
Considera o basquetebolista norte-americano, Michael Jordan e o basquetebolista angolano, Edmar Victoriano, também conhecido por “Baduna”, como os seus atletas favoritos.
Acredita firmemente que, através do desporto, aprendeu a ter mais afecto, solidariedade, empatia e partilha para com os outros. Admitindo que “os bons resultados surgem com a disciplina e a persistência”.
Para quem queira se juntar à modalidade de basquetebol do GDU, Pedro garante que “as portas estarão sempre abertas para todo o colectivo de Colaboradores” e que é “das formas mais agradáveis” de estabelecer networking com os colegas das diversas direcções UNITEL.
No presente ano, tem como objectivo ganhar o campeonato interno de basquetebol, como também, melhorar em cinco minutos o seu tempo na Corrida Internacional de São Silvestre.