Notícia

Atleta do Mês – Josina Carvalho

Corria o ano de 1989 quando nasceu Josina Matias de Carvalho, atleta de Xadrez do Grupo Desportivo Unitel (GDU).

 

Ao longo da sua adolescência, o Basquetebol foi uma actividade preferencial, muito por influência das actividades escolares do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL).

 

Os torneios interescolares eram esperados com muita ansiedade, aproveitávamos para competir e trocar experiências uns com os outros”, frisou.

 

O desporto nunca foi prioridade para Josina de Carvalho, que cedo se inclinou para os estudos, tendo concluído a licenciatura em Engenharia Electrónica no ano de 2008, pela Universidade Houari Boumediennena Argélia.

 

Em 2009 tornou-se Colaboradora da UNITEL e actualmente está adstrita à Direcção de Manutenção e Infraestruturas (DMI).

 

Com o passar dos anos, a interacção com outros membros da organização foi crescendo e surgiu a oportunidade de participar dos encontros de jogos de tabuleiro.

 

O primeiro contacto com o Xadrez, aconteceu por intermédio do coordenador da modalidade no Grupo Desportivo Unitel (GDU), Luís Marques, que a convidou para assistir o seu duelo contra o experiente Cláudio Caetano.

 

O deslumbre foi imenso quando vi os experientes Luís Marques e Cláudio Caetano concentrados no jogo estratégico e a anularem os movimentos um do outro”, disse.

 

Desde esse episódio, Josina sentiu-se entusiasmada e começou a praticar com outros colegas online e com a filha que também tem vocação para a modalidade.

 

Movida pela vontade desportiva juntou-se ao GDU em 2016, com objectivo de motivar outros Colaboradores a praticarem desporto, e nesse mesmo ano integrou à equipa feminina de Xadrez do GDU.

 

Comecei a praticar frequentemente e isso levou-me a ingressar na equipa feminina de Xadrez, juntamente com Caridade Faria, Kâmia Gomes, Indira Von haff e Ester Herman”, frisou.

 

Nas lições aprendidas no Desporto, a atleta conta que para manter a mente saudável, solucionar conflitos, desenvolver e estimular autoconhecimento, são alguns hábitos que fazem parte das suas jogadas e estratégias do dia-a-dia.

 

Adepta dos pilares da cultura organizacional Somos Unitel, tem o Compromisso, Ser fonte de inspiração e Cliente em primeiro lugar e Colaboração como virtudes fundamentais.

 

Somos Unitel!