Edevaldo Vasco é atleta da modalidade de Atletismo do Grupo Desportivo UNITEL (GDU), desde 2020.
Da adolescência, vivida no Bairro Popular em Luanda, recorda-se de na infância ser amante de Futebol, e sonhar em ser futebolista profissional.
Descobriu a paixão pelo Atletismo durante a Pandemia da COVID-19, quando aceitou o convite de um amigo para correr alguns quilómetros na Centralidade do Kilamba.
“A convite de um amigo fomos correr num sábado à tarde, devido a pandemia era o único desporto que podíamos fazer respeitando as regras impostas. No decorrer dos treinos comecei a ganhar o gosto e a vontade de passar os 3 km inicialmente propostos”.
Actualmente na casa dos 36 anos, Edevaldo Vasco é Colaborador da UNITEL, afecto à Direcção de Operação e Supervisão (DOS), onde desempenha a função de Supervisor da Rede Core e Plataformas VAS.
Com o objectivo de garantir a manutenção da saúde, tornou-se integrante do Grupo Desportivo UNITEL, em 2020. “Aconselho a todos a participarem nas actividades desenvolvidas pela GDU pois é uma das formas para melhorar as nossas relações com colegas e também para melhorar a nossa condição física e mental”.
Em Dezembro de 2022, Edevaldo Vasco participou na tradicional corrida São Silvestre.
O desempenho na competição valeu-lhe o primeiro lugar a nível dos Colaboradores da UNITEL e a 247ª posição na classificação geral, com um tempo total de 47 minutos e 02 segundos.
“A São Silvestre de Luanda é a maior festa do atletismo nacional e participar nela deu-me alegria e reforçou o sentimento de que valeu a pena treinar ao longo do ano todo e poder correr com atletas profissionais e amadores de toda parte do mundo”.
No dia-a-dia implementa diversas lições aprendidas no Desporto, como: disciplina, respeito e espirito de ajuda, têm sido variáveis essências pois é necessário saber conciliar estas variáveis para ser feliz e encontrar a paz de espirito que sentes no final de uma prova”.
No leque de atletas da modalidade de Atletismo do GDU, Edevaldo Vasco, fala de Joscelino Issenguele, que o inspirou a desafiar-se em competições. “Joscelino tem persistência, disciplina e foco, vendo a trajectória dele enquanto atleta amador motiva qualquer um que esteja a começar nesta modalidade”.
Edevaldo Vasco deixa uma mensagem de incentivo os Colaboradores sedentários. “Ganhem coragem para começar, não importa se irão correr 100m, 500m, ou 5KM o importante é começar pois no final de tudo ganharão mais saúde e boa disposição.”
O GDU foi constituído em 2006, quando um grupo de 6 Colaboradores decidiu unir esforços para a criação de um órgão que fosse catalizador do espírito de equipa, através de actividades lúdicas e desportivas em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.