Notícia

Atleta do Mês Carlos Ramos

Carlos Ramos António, nascido a 01 de Outubro de 1985 em Luanda, no Município do Cazenga, encara a corrida como parte fundamental da sua saúde física e mental.

Na adolescência, foi inicialmente praticante de Futebol pela equipa do Vitória do Sambizanga, até desvendar o universo do atletismo.

Desde pequeno sempre fui amante e praticante de futebol, comecei por tentar seguir a carreira futebolística, mas na altura, os meus pais não apoiavam a ideia de seguir uma carreira desportiva e tive de abandonar”, confessou.

O Atletismo ficou verdadeiramente vincado na sua vida em 2012, quando foi abordado por um olheiro de um clube profissional, enquanto participava de um campeonato de futebol de rua.

Fiquei surpreso com a abordagem do olheiro uma vez que estava a participar num jogo de futebol e não contava com o inusitado convite. O mesmo caracterizou-me por ser rápido e ter uma boa resistência, características preferências dos atletas de atletismo”, frisou.

A vontade de percorrer uma carreira profissional levou o atleta à licenciar-se em Engenharia Informática pela Universidade Católica de Angola, Mestrado em Direção Estratégica em TI pela Universidade Europeia de Espanha, e a estar apto para o mercado de trabalho.

Corria o ano de 2014, quando ingressou para os quadros da UNITEL, na função de Técnico na Direcção de Sistemas de Informação (DSI).

Numa manhã de sábado, foi convidado pelo colega Paulo Miguel para fazer uma corrida de formas a integrar-se no ambiente corporativo.

Foi um momento de lazer muito bem passado, aproveitamos para fazer o que mais gostamos que é correr e caminhar pelos trilhos da cidade de Luanda. Depois daquele momento a integração com a equipa foi mais fácil”, frisou satisfeito.

Em 2017, movido pelas cores laranjas da empresa, Carlos António começou a correr pela equipa de Atletismo do Grupo Desportivo UNITEL (GDU).

“Quando iniciei na equipa de Atletismo éramos cerca de 15 Colaboradores, com o tempo esse número cresceu, fruto do trabalho desenvolvido pelo GDU”, frisou.

O Atleta pratica 5 vezes por semana e gosta de treinar cedo para ter um dia de trabalho mais produtivo.

Não há maior investimento na nossa saúde que a prática de exercício físico, aconselho vivamente todos os leitores a praticarem pelo menos vinte minutos de exercícios diariamente”, reiterou.

Devido as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e o aumento de novos casos, o Grupo Desportivo Unitel suspendeu todas as actividades desportivas da empresa.

Nos objectivos que deseja alcançar em 2022, Carlos António tenciona aumentar a fasquia desportiva e participar tanto em provas nacionais como internacionais. “Acho que enquanto atletas devemos elevar a fasquia dos desafios e para tal este ano quero estar presente na corrida de São Silvestre e internacionalmente nas Maratonas de Berlin, Boston e Lisboa”, concluiu.

Nas lições aprendidas da cultura organizacional SOMOS UNITEL, o atleta destaca o Compromisso, Ser fonte de inspiração e Colaboração, como bases do seu desempenho profissional.

A Unitel é o Futuro!