My Unitel

Notícia

Atleta do Mês – Evaldo Almeida

Evaldo Silva Filipe de Almeida, é atleta do Grupo Desportivo UNITEL (GDU) desde 2012.

Natural de Luanda, era ainda menino quando descobriu a paixão pelo desporto e nessa altura acompanhava os jogos de Pedro Mantorras no Progresso do Sambizanga.

Da adolescência vivida, no Município do Rangel, tornou-se aficionado em Basquetebol em 1999, depois de ver a Selecção Masculina, sagrar-se campeã no campeonato africano da modalidade (Afrobasket).

Naquela altura ninguém ficava indiferente aos jogos da nossa Selecção, que era composta por nomes sonantes como Victor de Carvalho, Jean-Jacques da Conceição, Miguel Lutonda e Baduna”, frisou.

Anos mais tarde, participou de um campeonato de rua denominado “ABRUA” da Associação de Basquetebol de Rua”, que culminou com a mudança para o Basquetebol.

O Rangel foi o bairro pioneiro dessa iniciativa da Associação de Basquetebol de Rua, que contribuiu para o desenvolvimento cultural da comunidade e muitos jovens trocaram os maus caminhos pelas tardes de jogos. Foram colocadas tabelas em vários pontos da zona e foi daí que todos migramos do Futebol para o Basquetebol e assim tornou-se o meu principal desporto”.

Evaldo Almeida frequentou o Ensino Médio no Instituto Médio de Telecomunicações (ITEL) e licenciou-se pela Universidade Independente de Angola (Unia).

É Colaborador da UNITEL desde 13 de Abril de 2010, actualmente integra a Direção de Core e Serviços (DCS), onde desempenha a função de Técnico de Engenharia de Dados Móveis.

Sempre foi um sonho de infância trabalhar com Electrónica, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, por isso abracei o desafio de ingressar no “ITEL”, após a licenciatura o foco sempre foi juntar-me a maior família de Angola que é a UNITEL”, disse.

Em novembro de 2012, juntou-se ao Grupo Desportivo UNITEL para participar do Torneio interno de Basquetebol. E passou a integrar a Selecção Masculina da UNITEL, tendo sido uma peça fundamental na victoria por 69 – 52 contra a equipa da Televisão Pública de Angola (TPA), em saudação ao 47º aniversário da empresa pública, comemorados no dia 18 de Outubro.

Foi um sentimento de dever cumprido visto que foi a 3ª vez que jogamos contra a Televisão Pública de Angola e em jogos passados tínhamos perdido. É sempre um grande orgulho representar as cores da UNITEL”, reiterou.

No leque de atletas em que se inspira dentro da modalidade, Evaldo Almeida fala de Wilson Alberto e Divaldo Bunga, que são fonte de resiliência e determinação. “Juntos somos mais fortes e o trabalho em equipa é transversal para tudo na vida, desde que cada um saiba o seu papel e o exerça com dedicação e foco”.

O GDU foi constituído em 2006, quando um grupo de 6 Colaboradores decidiu unir esforços para a criação de um órgão que fosse catalizador do espírito de equipa, através de actividades lúdicas e desportivas em busca do equilíbrio entre a   vida pessoal e profissional.

A UNITEL é o Futuro!