Notícia

As Consequências da Sexualidade Precoce foi Tema da Palestra de Aconselhamento Sexual

Adolescentes dos 13 aos 18 anos do lar Arnaldo Janssen, ficaram a saber mais sobre as consequências da sexualidade precoce na palestra de Aconselhamento Sexual, realizada no dia 28 de Agosto.

Uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, são os riscos mais comuns que os jovens correm ao iniciar uma vida sexual prematura e sem conhecimento.

Para a Técnica de Saúde da PSI Angola, Dinamene Saleth, o meio em que vivemos assim como a sociedade, acabam por influenciar o início precoce da sexualidade.

 “Hoje há um exagero de estímulos cada vez mais cedo, nas novelas, músicas, filmes, internet e tantos outros lugares”, explicou.

O início da actividade sexual deve ser acompanhado de uma preparação emocional e mental, pois se não houver entendimento e preparação no assunto, o sexo pode não ter um significado positivo, resultando na dor, humilhação e culpa.

Aprendi que ao começar uma vida sexual muito cedo, posso sofrer transtornos físicos e emocionais no futuro”, salientou Edgar Ernesto de 15 anos.

Uma decisão precipitada pode colocar em risco o meu futuro e os meus sonhos”, concluiu Gilson André de 17 anos.

As palestras de Aconselhamento Sexual da UNITEL, são uma forma segura de abordar e promover acções de prevenção, consciencialização e motivação, para a prática de um comportamento sexual mais seguro.

A UNITEL é o futuro!