My Unitel

Notícia

Angola Tech Hub Forum 2022 discute a Transformação Digital

Em alusão ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, realizou no dia 17 de Maio o Angola Tech Hub Fórum 2022. com o Tema “A Liderança de Angola para a Transformação Digital em África”que contou com a participação da UNITEL.

Após a entoação do hino nacional, o Ministro Manuel Homem procedeu  ao discurso de abertura  onde realçou o papel que Angola alcançou no âmbito das telecomunicações a nível da região,tendo ainda sensibilizado os usuários, sobretudo os mais jovens, para os perigos da má utilização das ferramentas tecnológicas e interactivas das redes sociais.

Ao nível do mercado das comunicações electrónicas, o governante anunciou que ainda este ano o País vai contar com um Centro de Monitorização e Gestão de Espectro Radioeléctrico.

Fazemos isso para a monitorização do espectro e das interferências que possam surgir em diferentes sectores, a destacar nos operadores de telecomunicações na aviação civil e militar, no serviço marítimo, na utilização de frequências de radiodifusão e de comunicações, nos serviços especiais de comunicações adstritos aos serviços de defesa e segurança entre outros”, referiu.

No painel seguinte, Wanderley Ribeiro, CEO da KEPYA (plataforma de comercialização de produtos do campo) apresentou o tema, “Empreendedorismo Digital como Fomentador da Diversificação da Economia”

Na sua explanação, partilhou os sectores prioritários a diversificar na economia, nomeadamente: educação, turismo, agricultura, pesca e indústria e apontou, igualmente, os factores críticos de sucesso como sendo as pessoas, os processos e a tecnologia.

Há muito trabalho e desafios pela frente e também oportunidades de inovação por isso é necessário trabalhar num modelo de parceria em que o governo faz o papel de fomentador e o sector privado faz a parte final. Deem-nos um ponto de apoio e uma alavanca e nós diversificaremos a economia”, concluiu.

Miguel Geraldes, Director Geral da UNITEL foi um dos convidados da mesa redonda com o tema “Infraestruturas Robustas como Catalisador da Transformação Digital”.

A UNITEL tem 14.000 km de fibra óptica que percorre todas as Províncias e respectivas capitais, o que é fundamental em termos de resiliência no suporte aos negócios digitais.

A infraestrutura em Angola é notável, o nosso custo foi o mais caro ao nível da região. Esses km de fibra óptica foram feitos no pós-guerra, na altura tivemos de desminar zonas onde colocamos a fibra, portanto o custo é diferente comparando com outros países da zona.O desafio que temos, é aumentar o volume na utilização e ajustar dentro do possível a acessibilidade em termos de preços tendo em conta o investimento feito” referiu.

O papel das tecnologias digitais no desenvolvimento sustentável, os desafios e oportunidades dos avanços tecnológicos no contexto da economia e o empreendedorismo digital e seus desafios enquanto elemento fomentador da diversificação da economia, foram alguns dos temas em debate nos demais painéis e mesa redonda.

Angola conta com mais de 17 milhões de assinantes de telefonia móvel, mais de 7 milhões de internet e mais de 2 milhões de subscritores de televisão por assinatura.

Participaram no certame cerca de 200 convidados, dentre eles os Secretários de Estado do MINTICS, Directores Nacionais do Ministério, PCA das operadoras no mercado, responsáveis da ITA e público em geral, tendo ainda sido transmitido em directo na página do evento https://www.youtube.com/watch?v=OdbL5piHr3o .

A UNITEL é o Futuro!