My Unitel

Notícia

Alunas do IPIL E ITEL em mesa redonda da UNITEL no dia das Meninas nas TIC

Mais de 45 alunas dos Institutos Médio Politécnico Industrial de Luanda -IMPIL e de Telecomunicações de Luanda-ITEL, participaram nesta quinta-feira, 28 de Abril, de uma mesa redonda promovida pela UNITEL em comemoração ao dia Mundial das Meninas nas TIC.

 

Realizado no Hotel Palmeiras em Luanda, o encontro visou proporcionar momentos de interacção e motivação, através da transmissão de experiência e conhecimento de antigas bolseiras que agora são Colaboradoras da UNITEL.

 

Florips Quixito, Gestora da Direcção de Operação e Supervisão – DOS, Caridade Faria e Telma Mateus, ambas técnicas também da DOS, Penda Karine, actualmente bolseira do programa Talentos Tech da UNITEL e Cecília Fernandes, Gestora Sénior de Responsabilidade Social Corporativa.

 

Ao tomar a palavra Florips Quixito, falou da sua história de vida e percurso profissional na UNITEL, enfatizando igualmente a importância de manter o foco e a cabeça erguida face aos problemas que surgem no momento da formação. Florips partilhou situações que viveu ajudando a sua mãe a vender almoços para pagar as propinas escolares.

 

“Hoje não me envergonho de contar essa parte da minha vida, porque acho que foi uma das melhores fases que vivi e foram esses percalços que me tornaram na mulher que sou “.

 

Já Telma Mateus, falou do seu percurso como estudante e exortou as estudantes a manterem-se resilientes e determinadas nos objectivos.

 

É de aplaudir a UNITEL por promover estes eventos no sentido de mostrar que há na sociedade mulheres capazes e com motivação para continuar a darem o seu melhor, para o alcance dos objectivos na formação na área das TIC”.

 

Penda Karine, cujo o percurso começou em 2018 como a formação CCNA e que agora integra o programa Talentos Tech, ambos promovidos pela UNITEL, tocou na disciplina como factor de sucesso. “Incentivei a serem autodisciplinadas, porque, para além de termos objectivos, precisamos cumprir metas”.

 

Caridade Faria, Técnica da Direcção de Operação e Supervisão – DOS, que na sua explanação mostrou-se empática por ter vivido situações semelhantes com a de algumas estudantes, aconselhou-as a buscar ajuda em pessoas de referência.

 

“É fundamental que tenhamos modelos de referência para que se possamos enquadrar perfeitamente na área das TIC e ter conhecimento profundo do que é estudar tecnologias no País”.

 

Por fim Cecilia Fernandes, falou da política da UNITEL para a formação da jovem mulher angolana, realçando o programa de bolsas “Mulheres Para o Futuro”.

 

“A UNITEL tem como objectivo chave da sua estratégia de Responsabilidade Corporativa promover a igualdade de género nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através de um programa que contribui para o desenvolvimento sócio-económico das jovens mulheres, criando oportunidade e incentivando-as a escolher formação e carreira profissional na área das TICs”, disse.

 

As participantes mostraram-se extremamente agradecidas e motivadas, prometendo empenharem-se para a conquista dos objectivos da formação.

 

“Dizem que as TIC vão dominar o mundo. É uma coisa que não acreditava, mas está a acontecer. E a UNITEL está a ajudar as mulheres a entenderem este lado e a torná-las empreendedoras” – Uganda Regina Matari, estudante do 12º ano do IMPIL, curso de gestão de Sistemas Informáticos.

 

“O encontro promoveu o empoderamento feminino, além da inclusão social das mulheres nas TIC, área que quase não se vê o interesse de muitas de nós, porque exige dedicação e nem todas estão dispostas a arriscar.  Preferimos as áreas mais fáceis. A verdade é que está a crescer!” – Margarida Priscila Baltazar, estudante da 13º classe do ITEL, curso de Informática.

 

O encontro de três horas foi organizado pela Direcção da Relações Institucionais e Responsabilidade Corporativa da UNITEL.

 

O Dia Mundial das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, é celebrado anualmente na última quarta ou quinta-feira de Abril, com o objectivo de estimular as jovens a considerarem esta possibilidade de carreira e a ganharem competências neste domínio.

 

Procura-se igualmente sensibilizar o sector empresarial para a importância de uma maior participação feminina nesta área.

 

A UNITEL é o Futuro!