A UNITEL, apresentou ontem, 16 de Fevereiro, às 50 estudantes universitárias seleccionadas para a edição 2023 do programa de bolsas de estudo “Mulheres para o Futuro”.
O evento de apresentação teve lugar no Hotel Royal Plaza, e premiou a excelência e o aperfeiçoamento das competências das mulheres angolanas no ramo das TIC ‘s, impulsionando o seu crescimento, contribuindo assim para o desenvolvimento do País.
O evento contou a presença de Hectiantro Mena, Director Nacional de Políticas de CiberSegurança e Serviços Digitais, Paulino Cangoma, Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Bolsa, e pela UNITEL, Amílcar Safeca, Administrador para a Área Técnica, José Mavungo, Director de Operações e Supervisão, N´silu Ferreira, Director de IP e Transmissão, além de mentores, familiares e amigos das estudantes.
O discurso de boas-vindas e apresentação do programa, coube ao DGA, Amílcar Safeca que fez saber: “pretendemos renovar o compromisso com a formação e o desenvolvimento dos jovens angolanos e promover o crescimento das tecnologias de informação e comunicação no País”.
Das mais de 290 candidaturas submetidas, as 50 estudantes foram seleccionadas por cumprirem os critérios para o programa nas áreas das engenharias, ou seja, média de 14 valores ou passado nos exames de admissão, com a mesma média ou superior.
“Este momento ainda parece um sonho, vou continuar a estudar com dedicação para ser merecedora desta bolsa até o fim do meu curso”, referiu Luísa Wingui, do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias (ISUPEKUIKUI II), Província do Huambo.
“Oportunidades como esta, devemos abraçar por nós e pelos nossos pais. Hoje sei que sou merecedora e vou honrar o voto de confiança que a UNITEL deposita em mim”, concluiu Antônia Chocolate, da Universidade Óscar Ribas (UÒR), Província de Luanda.
Iniciado em 2018, o programa que visa a promoção da igualdade do género nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Angola, seleccionou para esta edição candidatas das Províncias de Luanda, Cuanza Norte, Huambo, Benguela e Cabinda.
Após o término da licenciatura, as bolseiras com uma média final de no mínimo 16 valores entrarão para o programa TOP STUDENTS da UNITEL, que é um estágio remunerado de 6 meses, sendo que, as bolseiras que obtiverem um aproveitamento excelente no estágio, igual ou superior a 75%, lhes será oferecido um contrato de trabalho.