Chamo-me Walter Cabonge Buela,
Caí de paraquedas no mundo das tecnologias (Informática) e apaixonei-me pelas telecomunicações. Quando pequeno queria ser Médico, mas por ter chumbado no exame de admissão, tive que desistir do sonho.
Fiz o ensino médio no PUNIV de Cabinda e a licenciatura no Instituto Superior Privado de Angola (ISPRA), actual Universidade Privada de Angola, UPRA, curso de Engenharia Informática, especialidade de Sistemas Informáticos.
No penúltimo ano da Universidade, comecei a dar os primeiros passos como profissional de informática no Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC), onde trabalhei como Técnico de Suporte ao Utilizador e Administrador de Sistemas, função que desempenhei durante 4 anos.
A minha história na UNITEL começou em 2009, quando participei na primeira edição da feira de emprego da Elite Careers em Angola. Lembro que me candidatei a várias empresas e aceite em quase todas com boas propostas, mas a UNITEL foi a que mais chamou a minha atenção e conquistou o meu coração.
Apesar de estar acostumado a trabalhar com sistemas, servidores e outros temas do mundo da informática, mudei completamente de ideia quando no processo de recrutamento tive a oportunidade de fazer 2 entrevistas uma com o Joel Rego, antigo Gestor de Planeamento e Desenho de Serviços e outra com o Eng.º Antonio Nunes, então Director da DPL- Direcção de Planeamento. Nessa altura, senti a grandeza da UNITEL e a beleza do mundo das telecomunicações.
Em Setembro de 2009, assinei o contrato e passei a fazer parte da maior família de Angola começando assim uma nova relação com a empresa, como Técnico de Serviços na Direcção de Planeamento atualmente Direcão de Core e Serviços(DCS).
Fiquei feliz porque entrei para um ambiente completamente diferente daquilo a que estava habituado, trata-se de uma empresa jovem, mas com grandes responsabilidades no mercado.
Na DCS ou como chamávamos “a maternidade da UNITEL”, tive a oportunidade de passar por alguns Departamentos, nomeadamente, Serviços, Core de Dados e atualmente UNITEL LAB´S.
Em 2012, após nova reestruturação do pelouro técnico, foi criada a Secção de Certificação de Terminais e SIM´s, responsável por avaliar cerca de 95% dos dispositivos que são comercializados nas Lojas UNITEL.
O desafio era certificar até a exaustão cada equipamento, bem como a entrada de novos perfis de cartões SIM e enviar um relatório que aprova ou não compra em massa dos mesmos.
No início, era tudo bonito porque estávamos sempre a utilizar telefones de última geração (risos), mas acabou por ser um dos maiores desafios profissionais que tive, pois, garantir a qualidade dos equipamentos (telefones) que entram na rede, requer uma grande responsabilidade tendo em conta a interacção com todos os serviços novos de Voz, Dados e Aplicativos na rede.
Em 2013, foi criada a Secção de Certificação de Terminais, SIM´s e Testes de Rede, composta por 4 elementos, Engª Nzinga Lafayette, (Gestora), Margareth Marques, Nilton Barros e eu.
Com o tempo, fomos evoluindo e como consequência surgiu mais uma área dentro da Secção que é a Test Plant localizada na Filda, com mais 3 elementos.
Em 2022, a Secção evoluiu para Departamento UNITEL LABS´s. que é composto por 10 Colaboradores, subdividido por 2 Secções: Certificação e Plataformas e de Test Plant.
Temos vivido nos últimos anos um turbilhão de desafios e emoções. Em 2020, com o surgimento da COVID-19, passamos por mais uma prova de fogo. Aconteceu no início do confinamento, quando havia a necessidade de fazermos campanhas massivas para sensibilizar as pessoas a ficarem em casa.
Para termos a mensagem FICA EM CASA nos telefones, era necessário fazermos algumas campanhas aos subscritores e conseguimos fazer para um terço daqueles que tinham terminais que suportavam a campanha de forma automática, mas para a maioria, tinha de ser feito de forma (manual) em máquinas que só funcionam de forma presencial.
Trabalhamos vários dias seguidos das 8h00 às 02h00 da manhã porque havia uma data limite para que todos os subscritores tivessem nos seus visores a mensagem *FICA EM CASA*.
Numa das vezes, ao regressar a casa de madrugada e sob chuva torrencial, fui interpelado, já debaixo, do prédio por 4 patrulheiros (Policias e Militares) que questionaram porque estava na rua num momento incomum. De forma exaustiva, tive de explicar, abrir o computador, mostrar algumas ferramentas de trabalho e só assim convenci os quase 30 militares armados.
Gosto de me lembrar disso, porque foi bom e por uma causa nobre e é isso que nos faz a maior família de Angola, da qual muito me orgulho.
Ao longo dos últimos 13 anos, participei de vários projectos directamente ligados à certificação de terminais que deixaram uma marca indelével em mim e dos quais muito me orgulho, falo do 4G, voLTE, 5G e Menu STK (Menu UNITEL), entre outros.
A UNITEL não para de crescer, diariamente surgem novos desafios, abrem-se novos horizontes e oportunidades, e cabe a cada um de nós agarrá-los e vencer profissionalmente.
Por esta razão e apesar de várias responsabilidades de carácter técnico, abracei o programa interno de Voluntários bem como o programa de MENTORIA.
Estou expectante para começar a mentoria, porque pretendo transmitir e conhecer os objectivos e ambições da mentee, desenhar o programa de desenvolvimento baseado do assessment de competências tendo em conta o que pretende.
Sou Voluntário há 6 anos, ou seja, desde o início do programa. Já tive a oportunidade de trabalhar em várias actividades tal como doação de sangue, ministrar palestras sobre internet, e actividades no âmbito do Stop Malária, (doação de repelentes eléctrico em vários lares nas diversas Províncias de Angola), o que tem sido uma experiência surreal pois consigo ensinar e aprender ao mesmo tempo. Fazer bem ao próximo sempre foi um dos meus pontos mais fortes.
A vantagem de trabalharmos numa empresa como a UNITEL, é que somos essencialmente uma equipa jovem e de mente aberta, tecnologicamente, temos acesso a muita informação que a maior parte das pessoas pagaria para ter e partilhar parte disso com quem realmente precisa é uma das melhores atitudes que devemos ter.
Estamos sempre na “crista da onda”, somos um dos maiores operadores de telecomunicações do continente africano e uma das maiores empresas de Angola. E isso só é possível porque na UNITEL as pessoas vestem a camisola, dedicam-se a causa e trabalham diariamente, algumas vezes até de madrugada para levar este barco a bom porto.
Fazer parte desta grande família é sem dúvida uma experiência de vida e um grande orgulho como profissional e pessoa.
Walter Cabonge Buela
Técnico de Certificação de Terminais e Testes de Rede
Direcção de Core e Serviços