My Unitel

Notícia

A Minha História na UNITEL – Sheyla Costa

Conhece Sheyla da Costa, Técnica Sénior de Responsabilidade Social Corporativa da UNITEL.

Há 12 anos na empresa, começou como Técnica de Relações Institucionais, mas foi no Departamento de Responsabilidade Corporativa que conheceu o verdadeiro significado de altruísmo e humanismo. Valores que diariamente a impulsiona a abraçar desafios e projectos que impactam a vida de outras pessoas.

 

Sou a sétima filha de 8 irmãos superprotectores e pais bastante rigorosos que me transmitiram valores como ética e amor, como pilar das relações humanas.

 

Nasci e cresci em Luanda. Sou licenciada desde 2007, em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais e Mestre em Direito Internacional Público, pela Bircham Internacional University of Madrid, desde 2012.

Fui Professora do ensino primário, secundário e de Relações Internacionais no ensino superior.

 

A minha história na UNITEL começou em 2010, após responder a um anúncio de vagas, submeti a minha candidatura, sem grandes esperanças e expectativas. Entretanto surpreendi-me com uma chamada positiva, sucedida por uma série de testes e entrevistas realizadas com elevado profissionalismo que até hoje me inspira a fazer igual ou melhor no meu percurso profissional.

 

Comecei na então Direcção de Relações Internacionais, Participadas e Institucional- DII. Éramos uma equipa nova de uma área recém-criada.

A minha principal função era atender, analisar e responder os pedidos de patrocínios que eram submetidos à UNITEL.

Foi uma experiência completamente nova e desafiante, que me proporcionou as bases para exercer as tarefas que tenho hoje, a nível da relação com os Stakeholders,

 

Em 2015 após restruturação da Direcção, passei para o Departamento de Responsabilidade Social Corporativa (DRSC), que marcou o início de uma grande jornada pois descobri a minha real paixão no exercício das minhas funções ao longo do meu percurso na empresa.

 

Tenho a nobre missão de garantir o cumprimento da estratégia de Responsabilidade Corporativa, definir, controlar e avaliar a sua implementação de acordo com os interesses da UNITEL.

 

Faço parte de uma equipa de 10 Colaboradores engajados e com particular sensibilidade para os temas sociais.

Existe um factor primordial na base do nosso dia-a-dia, que é a partilha de informação e o envolvimento nos projectos desde a sua projecção, criação, desenvolvimento para no final vermos o impacto que as nossas horas de trabalho têm na melhoria da vida de milhares de angolanos, em particular as crianças, mulheres e jovens.

 

Como Técnica Sénior, o meu maior desafio é ser um exemplo neste contexto, transmitir os meus conhecimentos e a minha experiência aos demais, porque para mim o conhecimento tem um poder imenso e só tem valor quando partilhado.

Sou uma pessoa exigente comigo mesma e tenho o compromisso de exercer sempre com zelo as minhas tarefas, porque tenho consciência que delas dependem a educação de muitas jovens mulheres e crianças, a saúde de famílias bem como o seu desenvolvimento e o seu empoderamento.

A responsabilidade é grande sim, mas estou comprometida em fazer a minha parte.

 

Em 12 anos, vivi vários momentos desde reconhecimentos pessoais e colectivos pelo trabalho desenvolvido, projectos bem sucedidos e com impacto, grandes marcos no âmbito dos projectos de Responsabilidade Corporativa como a realização das Feiras da Saúde nas 18 Províncias do País, que  garantiram consultas gratuitas a mais de 70.000 angolanos, o alcance e sensibilização de mais de 150.000 mães na plataforma IVR sobre a saúde materna infantil, o marco de atingirmos mais de 1200 voluntários internos dedicados aos projectos de Responsabilidade Corporativa, o lançamento e a continuidade do programa de bolsas de Estudo para as mulheres e meninas nas TIC, a criação e manutenção da infraestruturas nas Aldeias de Malanje proporcionado escolas dignas, centro médicos e matéria gastável, medicamentoso e condições de saneamento para aquelas comunidades, a criação de um Clube da Criança, transformador, focado na preparação do futuro das crianças de vários lares de acolhimento.

Foram vários momentos, no entanto, o que mais marca o meu dia é o sentimento do dever cumprido pelo resultado e o impacto que estas acções proporcionam à comunidade.

 

Trabalhar na UNITEL para mim é sinónimo de desenvolvimento de carreira e de aprendizado, é fazer parte de uma família e sentir-se de facto orgulho em demonstrar que somos UNITEL tanto dentro como fora da organização.

 

Muitas pessoas estão presentes na minha trajectória, ao longo destes 12 memoráveis anos na UNITEL. Elas transformaram-me como profissional e pessoa. Falo em particular da equipa com que trabalho no Departamento de Responsabilidade Social Corporativa pelo comprometimento e sentido solidário, falo dos mais de 1200 voluntários que dedicam as suas horas sem nenhuma contrapartida e nenhum tipo de pagamento para a ajudar o próximo.

 

Sou uma pessoa com uma ligação muito forte com a família e amigos e por isto para mim tempo de qualidade é estar com os meus nos lugares que gosto, seja em casa, na praia em viagens, são momentos que devolvem a energia e a leveza mental emocional à minha vida.

Gosto de ler e aprender coisas novas também, assim estou em constante busca por conhecimento através de formações, participação em seminários e presença em projectos sociais de forma particular.

 

Adoro plantas, em especial Cactos e Suculentas, tenho uma pequena criação que faz parte do meu dia-a-dia e ultimamente adoptei o desporto como um passatempo e garantia de bem-estar.

 

A UNITEL é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, digo crescimento no sentido que vivenciamos experiências únicas que nos transformam, nos tornam grandes e melhores profissionais, devemos colher o melhor de todas as situações, transformá-las em aprendizado e crescer sendo sempre melhores do que fomos no dia anterior.

 

Sheyla Costa

Técnica Sénior de Responsabilidade Social Corporativa

Drecção de Relações Institucionais e Responsabilidade Social Corporativa