Chamo-me Paulo dos Santos Pombal, sou o 2º filho de 8 irmãos, venho de uma família humilde onde a maior riqueza é a educação.
Nasci e cresci em Luanda, Município do Cazenga, bairro Vila da Mata.
A minha história na UNITEL começou em 2007. Nunca me vou esquecer o ano, pois marcou a minha vida pela positiva até à data de hoje.
Lembro-me de ter visto o anúncio de recrutamento no jornal de Angola que dizia:” A UNITEL S.A pretende recrutar Técnicos para o preenchimento de vagas em todo território nacional”.
Naquela altura já tinha o hábito de ter o CV actualizado, no dia seguinte dirigi-me aos correios de Angola entreguei os documentos e pensei óh Deus, chegou a minha vez de brilhar.
Em Maio do mesmo ano, chamaram-me para os testes psicotécnicos e entrevista.Confesso que nalgum momento duvidei que fosse conseguir, pois era bom demais para ser realidade.
Empolgado, contei a minha mãe que vibrou comigo, transmitindo-me a confiança que precisava.
Entrei como Técnico de Engenharia na então Direcção de Operação e Manutenção- DOM. Comecei com uma formação on job, recordo que no primeiro dia fui recebido pelos colegas, Frederico Machado (Chefe Fredy), Mario Romão (Ti Mario), Patrício Chendovava e Virgílio Silva e neste mesmo dia apelidaram-me de Man Torras, por me acharem parecido ao nosso craque do futebol.
Dois meses depois, saí de Luanda com o colega António Neto rumo a terra da felicidade, que desde então é a minha morada, a Província do Namibe.
Inicialmente foi difícil por estar distante da família e amigos, tive dentre outros desafios de aprender a lidar com a solidão. Por outro lado, foi bom mudar para uma cidade calma, e ser recebido de forma caloroso pelos colegas da Delegação Regional da Huíla, falo da Sandra Borges, Paula Reinaldo, Inácio Ribeiro e Sérgio Camacho.
Fui o primeiro Técnico de Operação e Manutenção de Rede de Acesso na Província do Namibe. Tinha a responsabilidade de cuidar de toda rede e infraestrutura da UNITEL.
Poucos meses depois, recebi o colega Clementino Mequima e juntos contornamos as dificuldades e abraçamos vários desafios para manter a infraestrutura a nível da Província do Namibe. Recordo-me que naquela época, não tínhamos escritório, as nossas reuniões de alinhamento eram feitas no carro.
Com a reestruturação da empresa algum tempo depois, fizemos a primeira mobilidade, saí da DOM para a Direcção de Manutenção e Infraestrutura- DMI e passei a ser o responsável do Centro de Comutação do Namibe.
Enfrentamos várias dificuldades, desde as vias de difícil acesso degradadas, animais nas vias, falta de alojamento ou em condições precárias, mas no final valeu muito a pena, pois com orgulho, conseguimos expandir a rede aos 5 Municípios da Província.
Em 2012 após nova reestruturação, saí da DMI para a Direcção de Operação e Supervisão – DOS, e passei a Team líder do Namibe.
Tenho uma equipa composta por 4 Colaboradores, responsáveis pela manutenção e asseguramento da operacionalidade da rede de acesso.
Manter a equipa motivada, engajada, focada nos objectivos e garantir boa performance para que estejamos sempre alinhados aos objectivos da UNITEL são os meus maiores desafios, partindo do princípio que se fizermos bem a nossa parte, vamos sempre ajudar a empresa a permanecer na liderança. Já dizia o meu antigo Gestor Sénior, Avelino Paca, “é importante que olharmos para a floresta e não simplesmente para a árvore” e assim temos feito.
Ao longo dos 16 anos de UNITEL, foram muitos momentos marcantes, e repletos de várias emoções.
Tive o privilégio de acompanhar e participar no Swap da rede Ericsson para Huawei. Foi um período de muito trabalho e aprendizado, percorrer as diferentes partes do País, interagir com diferentes colegas, permitiu-nos criar laços firmes e duradouros de amizade.
Com a UNITEL, pude acompanhar o desenvolvimento da empresa desde a chegada do 3G, 4G ao 5G, percorrer este trajecto, aproximar cada vez mais os angolanos e crescer com a empresa, é para mim motivo de regozijo.
À determinada altura deste percurso, perdi um companheiro de batalha, o Cláudio Quilande. Foiuma época muito difícil para mim, pois foi alguém que começou comigo na empresa e juntos passamos por vários desafios e momentos memoráveis.
Actualmente somos cerca de 30 Colaboradores no Namibe, lembro-me que fui o primeiro na Província, acompanhei todo o processo de implementação e manutenção da rede e recebi novos Colaboradores que hoje são verdadeiros profissionais na sua área de actuação, fruto de um verdadeiro trabalho de equipa.
A UNITEL é uma empresa preocupada com a sua força de trabalho, capacita-nos permanentemente com formações além de disponibilizar todas as ferramentas para o desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal a todos os níveis.
Trabalhar aqui, significa inovar, crescer e aprender todos os dias. É um desafio permanente e uma verdadeira escola.
Devemos acreditar sempre nos sonhos e correr atrás para os realizar. Trabalhar com motivação e afinco, focarmo-nos nas metas e no que realmente importa, o resto vem depois como resultado do empenho inicial de todo este processo.
Tenho dito, que a UNITEL é um quadro sublime onde cada um pinta a sua parte e faz dela uma verdadeira obra prima, dinâmica e adaptável ao desenvolvimento tecnológico mundial.
Paulo dos Santos Pombal
Técnico Sénior de Manutenção de Rede de Acesso
Departamento de Manutenção de Campo e Operação de Acesso
Direcção de Operação e Supervisão